SÉRIE C

Série C em novo formato? Clubes se articulam nos bastidores

Terceira Divisão nacional pode passar por reestruturação na próxima temporada; clubes se articulam para mudar regulamento de disputa
Foto do autor
Compartilhe

A Série C pode mudar de formato mais uma vez para a edição de 2024. Pelo menos é a vontade de presidentes de alguns clubes.

A intenção dos dirigentes é que a Terceira Divisão siga o mesmo modelo das Séries A e B, com os 20 times jogando entre si em turno e returno. O presidente do Remo, Fábio Bentes, disse já existir um movimento para essa mudança.

“As articulações já iniciaram. A gente tem conversado com alguns clubes nesse sentido. No entanto, eu acho que a palavra final vai ser da CBF, por conta dos custos envolvidos”, ressaltou o dirigente do clube paraense ao ge.globo.

Mário Werlang, presidente do Caxias, que subiu da Série D para a C, pensa de forma similar. Ele comentou o assunto em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.

“Acho que a Série C teria condições de ser igual a Série B. A CBF, claro, teria os custos, mas teria condições de bancar a Série C com turno e returno. É mais justo. Se você faz uma campanha mais longa, os melhores estarão na frente e os piores lá atrás”.

Formato da Terceira Divisão

Desde 2020, a Série C é disputada por 20 equipes em turno único na primeira fase, com os oito melhores se classificando aos quadrangulares. Os dois primeiros de cada grupo conquistam o acesso, e os líderes medem forças na final em jogos de ida e volta.

Antes da mudança, a primeira fase era dividida em dois grupos regionalizados de dez times, em que os quatro melhores de cada chave avançavam aos mata-matas. Posteriormente, os clubes jogavam as quartas de final, semifinal e final em duas partidas.

Série C antes de 2009

A Série C passou a contar definitivamente com 20 equipes em 2009, ano de criação da Série D. Antes, a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro contava com times classificados via campeonatos e copas estaduais.

A quantidade de clubes variou ao longo das edições, com o número recorde em 1995. A edição teve 107 participantes na disputa por duas vagas de acesso à Série B. O campeão XV de Piracicaba e o vice Volta Redonda subiram naquele ano.

Compartilhe