O calendário de 2024 divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol indicou os sistemas de disputa das Séries C e D. Tudo leva a crer que a entidade vai manter as fórmulas utilizadas neste ano para a próxima temporada.
A CBF reservou 27 datas à Série C e afastou a hipótese de a competição ser realizada em modelo similar às Séries A e B – 20 clubes em turno e returno, totalizado 38 rodadas. Na Série D, o documento aponta até 24 partidas para campeão e vice.
Série C
Na Série C, 20 equipes jogam entre si em turno único na primeira fase (19 jogos para cada). Os oito melhores seguem na briga por acesso e título, enquanto os quatro piores caem para a Série D.
Na segunda fase, oito clubes são distribuídos em dois grupos e medem forças em turno e returno (seis rodadas). O líder de cada chave avança diretamente à final, ao passo que os segundos colocados sobem de divisão.
Em 2023, Amazonas (campeão), Brusque (vice), Paysandu (2º do Grupo B) e Operário (2º do Grupo A) subiram da Série C para a B.
Ferroviário-CE (campeão), Ferroviária-SP (vice), Caxias e Athletic (semifinalistas) ascenderam da Série D para a C, que, até o momento, definiu 17 dos 20 times em 2024.
- Primeira fase: 20 clubes (19 jogos para cada)
- Segunda fase: 8 clubes em 2 grupos (6 jogos para cada)
- Final: 2 clubes (2 jogos para cada)
Série D
A Série D terá 64 equipes em oito agrupamentos conforme proximidade geográfica. Ou seja, clubes mineiros provavelmente enfrentarão adversários de estados vizinhos (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, etc.), assim como times do Rio Grande do Sul em relação aos de Santa Catarina e do Paraná.
Na primeira fase, cada participante joga no mínimo 14 vezes (sete em casa e sete fora). Trinta e dois clubes (quatro por grupo) vão à segunda fase, que passa a ser no sistema de mata-mata de ida e volta, com pênaltis em caso de empate no placar agregado. O mesmo vale para oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
Os quatro semifinalistas da Série D sobem à C. Já os clubes de pior campanha no torneio podem retornar na edição seguinte, desde que obtenham vagas por meio dos campeonatos estaduais.
Os representantes de Minas na Série D 2024 são Pouso Alegre (rebaixado da C), Ipatinga, Democrata de Governador Valadares e Villa Nova (classificados via estadual de 2023).
- Primeira fase: 64 clubes (14 jogos para cada)
- Segunda fase: 32 clubes (2 jogos para cada)
- Terceira fase: 16 clubes (2 jogos para cada)
- Quartas de final: 8 clubes (2 jogos para cada)
- Semifinal: 4 clubes (2 jogos para cada)
- Final: 2 clubes (2 jogos para cada)
Leia também: Veja os 64 clubes confirmados na Série D 2024