A Série C do Campeonato Brasileiro tem mais um clube confirmado na edição de 2024. O Londrina foi rebaixado na B ao perder de goleada para o Vila Nova-GO, por 4 a 1, pela 35ª rodada. As equipes se enfrentaram na noite desta sexta-feira (10/11), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia.
Com 28 pontos e na penúltima posição da Série B, o Londrina não pode mais alcançar o Sampaio Corrêa, primeiro time fora da zona de rebaixamento (16º), com 36. Assim, o clube do interior do Paraná cumprirá tabela nos confrontos com Novorizontino (casa), na próxima sexta-feira (17/11) e Botafogo-SP (fora), no dia 25.
Agora, a Série C 2024 tem 18 clubes conhecidos. Os novatos são Londrina e ABC, oriundos da B; além de Ferroviário-CE, Ferroviária-SP, Caxias e Athletic, promovidos da D. Veja a lista abaixo:
- ABC
- Aparecidense
- Athletic-MG
- Botafogo-PB
- Caxias
- Confiança
- CSA
- Ferroviária-SP
- Ferroviário-CE
- Figueirense
- Floresta
- Londrina
- Náutico
- Remo
- São Bernardo
- São José-RS
- Volta Redonda
- Ypiranga-RS
Vagas restantes
No momento, Ponte Preta e Chapecoense são, respectivamente, 17º e 18ª colocadas na Série B, com 35 e 33 pontos. Tombense e Ituano, ambos com 37, e Sampaio Corrêa, com 36, também correm risco de queda. Os dois clubes restantes sairão dessa lista.
Formato da Série C
O formato da Série C 2024 será o mesmo da edição deste ano: 20 clubes se enfrentam em turno único, totalizando 19 rodadas, e os oito melhores são separados em dois grupos na segunda fase. Os primeiros de cada chave vão à final, enquanto os segundos sobem à Série B.