O Athletic estreia no Campeonato Mineiro nesta quarta-feira (24/1), contra o Ipatinga, às 20h, na Arena Sicredi, em São João del Rei. Na partida, o técnico Rodrigo Santana terá à disposição o centroavante Jonathas, um dos reforços da equipe para 2024.
Revelado pelo Cruzeiro, o jogador de 34 anos acumula passagens por clubes de Holanda, Itália, Espanha, Rússia, Alemanha, Emirados Árabes e Índia. Em entrevista ao No Ataque, ele comentou sobre as experiências fora do Brasil e a expectativa para o Estadual.
“Em cada país foi uma experiência diferente. Na Holanda foi mais difícil, era minha primeira vez fora do Brasil, era muito frio, clima e idioma diferentes. Ainda não estava preparado. Nos outros países, já estava mais pronto, pelo que tinha vivido Holanda, então a adaptação foi mais fácil.”
“A melhor experiência foi na Espanha, onde fiz boas temporadas. Acho que tudo contribuiu para ser um destaques do Elche. Fui a revelação do campeonato que tinha grandes estrelas, como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar”, disse.
Campeão da Copinha pelo Cruzeiro em 2007, sendo um destaques da competição, Jonathas foi vendido pelo clube mineiro ao holandês AZ Alkmaar em 2008. Após três temporadas, mudou-se para a Itália, onde jogou no Brescia, Pescara, Torino e Latina.
Em 2014, chegou ao Elche. No clube espanhol, devido aos gols marcados e à personalidade forte, o jogador ficou conhecido como “novo Diego Costa”. Ele, inclusive, entrou na seleção de revelações feita por La Liga, em que o critério não era a idade, mas sim os atletas que disputaram a competição pela primeira vez.
Naquela temporada, jogou 36 partidas e marcou 14 gols – todos no Campeonato Espanhol. Os outros dois jogos foram pela Copa do Rei.
Na temporada seguinte, Jonathas foi negociado com a Real Sociedad. O jogador relembrou alguns dos grandes rivais que enfrentou quando atuava na Espanha, além de citar companheiros de equipe que depois se tornaram grandes nomes no futebol.
“Joguei com o Mario Pasalic, que estava emprestado ao Elche pelo Chelsea e depois foi para a Atalanta e fez uma grande Champions League. Com o Nico Oyarzabal também, na Real Sociedad. Na época em que eu cheguei, ele estava subindo ao profissional e, depois, quando eu saí de lá, ele começou se destacar e foi para a Seleção Espanhola. Joguei contra Cristiano Ronaldo, Messi, Benzema, que é a da minha posição e eu acho um jogador fantástico”, falou.
Chegada ao Athletic
Em 2022, Jonathas retornou ao futebol nacional depois de mais de 10 anos no exterior. A volta foi ao Naútico e, em 2023, vestiu a camisa da Inter de Limeira. Agora, ele chega ao Athletic com o objetivo de ajudar os mais jovens e brigar por posição no time titular.
“Eu venho para agregar experiência. O que eu puder passar e dar exemplos aos jovens, vou fazer. Temos jovens jogadores com muita qualidade, que podem ajudar muito”, iniciou.
Além de Jonathas, o Esquadrão de Aço contratou o atacante Daniel Amorim, que se tornou conhecido em Minas Gerais pelas atuações com a camisa do Tombense. O ex-jogador do Cruzeiro se disse disposto a lutar pela posição, mas ressaltou que o técnico Rodrigo Santana escolherá quem estiver melhor.
“Enxergo como uma disputa sadia, onde todos querem jogar. O Rodrigo Santana tem de escolher os melhores e quando optar por um jogador, o outro tem de respeitar e continuar trabalhando. Vamos precisar de todo mundo ao longo da temporada, temos Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série C”, finalizou.
Carreira de Jonathas
Depois de deixar a Real Sociedad, em 2016, ele foi negociado com o Rubin Kazan, da Rússia. Em 2018, foi para o Hannover, da Alemanha. Além das equipes já citadas, jogou por Al Sharjah e Hatta Club, ambos dos Emirados Arábes, e Odisha FC, da Índia.
Em meio ao período no exterior, Jonathas teve uma rápida passagem no Brasil, em 2018, quando jogou no Corinthians. Na equipe paulista, foram apenas nove partidas e um gol marcado.
Athletic no Campeonato Mineiro
O Athletic está no Grupo C do Campeonato Mineiro, juntamente com América, Democrata-GV e Patrocinense. Como o regulamento não prevê confronto entre times da mesma chave na primeira fase, os rivais do Esquadrão serão: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito, Tombense, Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia e Vila Nova.