MERCADO DA BOLA

Clube da Série C contrata Rodrigo Santana, ex-técnico do Atlético

Rodrigo Santana substituirá o paraguaio Gustavo Morínigo, demitido do Remo depois do empate por 0 a 0 com o Tombense
Foto do autor
Compartilhe

O Remo anunciou nesta quinta-feira (23/5) a contratação do técnico Rodrigo Santana, ex-Atlético. O clube do Pará disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

Aos 41 anos, Rodrigo Santana substituirá o paraguaio Gustavo Morínigo, demitido depois do empate por 0 a 0 com o Tombense, no Estádio Baenão, em Belém.

Em cinco rodadas na Série C, o Remo somou apenas quatro pontos – uma vitória, um empate e três derrotas. O time marcou três gols e sofreu seis.

“O clube do Remo anuncia a contratação do seu novo treinador para o restante da temporada: Rodrigo Santana! Natural de Santos-SP, o novo técnico azulino tem 41 anos e tem passagens por São Carlos, Juventude-SP, Uberaba, URT, Atlético Mineiro, Avaí, Coritiba, Confiança, Rans Nusantara (Indonésia), Vaca Díez (Bolívia) e Athletic. Seja muito bem-vindo ao Rei da Amazônia!”

Nota oficial do Remo

O Remo volta a campo pela Série C contra o Náutico, no sábado (25/5), às 17h. A partida pela sexta rodada ocorrerá no Estádio dos Aflitos, no Recife.

Passagem pela URT

Natural de Santos, no litoral paulista, Rodrigo Santana ganhou notoriedade no futebol mineiro ao levar a URT às semifinais do estadual em 2018 e às quartas de final em 2019.

Pela equipe de Patos de Minas, o treinador também chegou perto do acesso à Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Na Série D de 2017, o Trovão Azul alcançou as quartas de final e perdeu nos pênaltis para o Globo-RN, que conquistou a promoção.

Antes, Rodrigo rodou por Camboriú-SC, Pinheiros-SC, Grêmio Barueri, União Suzano-SP, São Carlos-SP, Uberaba e Juventus-SP.

Chance no Atlético

Graças ao bom trabalho no interior de Minas, Santana teve a grande chance da carreira no Atlético. Inicialmente, ele ocupou o cargo de coordenador técnico do sub-20. Depois, virou treinador dos juniores e auxiliar do elenco principal.

Quando o Galo dispensou Levir Culpi, em 11 de abril de 2019, Rodrigo Santana assumiu o comando de forma interina. Passaram-se 17 jogos até que a diretoria alvinegra efetivasse o profissional.

Em sete meses no Atlético, Rodrigo Santana contabilizou 41 jogos, com 18 vitórias, seis empates e 17 derrotas. O time chegou às semifinais da Sul-Americana (eliminado pelo Colón-ARG) e às quartas de final da Copa do Brasil (derrotado pelo Cruzeiro).

No Brasileirão, o Atlético estava no G4 até a 14º rodada. Nos 11 jogos seguintes, somou apenas quatro pontos e despencou para a 11ª posição. Assim, o clube optou pela demissão de Rodrigo em 13 de outubro.

Sequência da carreira

A experiência no Atlético deu grande visibilidade a Rodrigo Santana, que dirigiu Avaí e Coritiba e chegou a acertar com o Corinthians para ser auxiliar técnico.

Entretanto, o Timão desistiu da contratação pelo fato de o profissional ter participado de manifestações favoráveis a um golpe militar nas eleições presidenciais de 2022.

Em 2024, Rodrigo esteve à frente do Athletic no Campeonato Mineiro. Em nove jogos, ganhou cinco, empatou um e perdeu três. O técnico deixou o Esquadrão após a eliminação na primeira fase do estadual.

Compartilhe