A Série D do Campeonato Brasileiro terminou neste domingo (29/9) com o título do Retrô sobre o Anápolis: vitória por 3 a 1 na Arena Pernambuco. Além dos dois finalistas, outros dois clubes conseguiram o acesso à Série C de 2025.
Portanto, Retrô, Anápolis, Itabaiana e Maringá subiram de divisão. A ascensão veio após baterem Brasiliense, Iguatu, Treze e Inter de Limeira, respectivamente, nas quartas de final e garantirem a classificação para as semifinais.
Os quatro clubes promovidos assumirão os lugares dos rebaixados na Terceira Divisão: Sampaio Corrêa, Aparecidense, Ferroviário e São José-RS.
Eliminados na Série C
São Bernardo e Botafogo-PB também estarão na Série C no ano que vem, pois não têm mais chances de alcançar Volta Redonda e Remo no Grupo B da segunda fase.
O time do interior de São Paulo soma cinco pontos, enquanto o clube da Paraíba tem apenas dois. Volta Redonda e Remo, ambos com nove pontos, disputarão a Série B na próxima temporada.
Dessa forma, 14 equipes estão garantidas na Série C em 2025. Ainda falta definir os quatro rebaixados da Série B e mais dois eliminados nos quadrangulares do acesso.
Times garantidos na Série C de 2025
- São Bernardo (eliminado na 2ª fase da Série C)
- Botafogo-PB (eliminado na 2ª fase da Série C)
- Náutico (9º da Série C)
- CSA (10º da Série C)
- Figueirense (11º da Série C)
- Tombense (12º da Série C)
- Confiança (13º da Série C)
- ABC (14º da Série C)
- Caxias (15º da Série C)
- Floresta (16º da Série C)
- Retrô (campeão da Série D)
- Anápolis (vice da Série D)
- Itabaiana (semifinalista da D)
- Maringá (semifinalista da D)