No futebol profissional há apenas 10 anos, o Floresta Esporte Clube pode alcançar o inédito acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O time cearense está no quadrangular final da Série C no mesmo grupo de Londrina, São Bernardo e Caxias.
Fundado em 1954, o Floresta só se profissionalizou em 2015. Logo no primeiro ano, terminou a Série C do Campeonato Cearense como vice-campeão. Já em 2017, subiu da segunda para a primeira divisão.
Em 2019, o Floresta estreou na Série D, conquistando a promoção para a C na temporada seguinte. Desde então, o clube se manteve no terceiro nível nacional e, agora, tem chances reais de ascender ao segundo escalão.
Do que o Floresta precisa para subir à Série B?
Na fase de pontos corridos da Série C, o Floresta ficou em oitavo, com 27 pontos. No grupo B do quadrangular do acesso, está empatado com o São Bernardo, com seis pontos. O Londrina, líder, tem nove, enquanto o Caxias, lanterna, soma três.
- Londrina – 9 pontos, +2 gols de saldo
- São Bernardo – 6 pontos, 0 gol de saldo, 3 gols marcados
- Floresta – 6 pontos, 0 gol de saldo, 1 gol marcado
- Caxias – 3 pontos, -2 gols de saldo
Para subir de divisão, a equipe cearense precisa vencer o Caxias no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, às 17h do próximo sábado (11/10). É preciso ainda que ocorra um resultado favorável ao Floresta no jogo entre Londrina e São Bernardo, no Paraná.
Se o Floresta vencer o Caxias pelo placar de 1 a 0, irá para a Série B se:
- Londrina e São Bernardo empatarem;
- O São Bernardo vencer o Londrina por dois gols de diferença;
- O Londrina ganhar do São Bernardo por qualquer placar;
Caso ganhe do Caxias por dois ou mais gols de vantagem, o Floresta subirá para a Série B independentemente do placar de Londrina x São Bernardo.
Personagens do Floresta
Desde março deste ano, o Floresta é comandado pelo técnico Leston Júnior, mineiro natural de Divinópolis. Ele fez 23 jogos à beira do gramado e contabilizou oito vitórias.
Anteriormente em Minas Gerais, Leston treinou as categorias de base do Cruzeiro e do América, além de dirigir o profissional de Guarani, Tupi e Villa Nova.
Cria do América, Rubens também integra o elenco Floresta. Pelo time, o centroavante de 31 anos entrou em campo 24 vezes e marcou apenas um gol. No Coelho, fez três gols em 29 partidas entre 2014 e 2017.
O melhor momento da carreira de Rubens foi com a camisa do Tombense. Em quatro passagens pelo clube da Zona da Mata de Minas Gerais, o grandalhão de 1,94m contabilizou 30 gols em 98 jogos, sendo artilheiro do Campeonato Mineiro de 2020 (6 gols).