SÉRIE C DO BRASILEIRO

Atacante campeão pelo Cruzeiro estabelece recorde de gols na Série C

Jogador encerrou primeira fase com 14 gols e se tornou o maior artilheiro em uma edição da Série C disputada por 20 clubes
Foto do autor
Compartilhe

O atacante Sassá, ex-Cruzeiro, estabeleceu um recorde na Série C do Campeonato Brasileiro a serviço do Amazonas. Ele marcou 14 gols em 16 jogos na primeira fase, número até então não alcançado por nenhum jogador no formato com 20 clubes.

Segundo levantamento do site OGol, Sassá superou Rafael Grampola, artilheiro da Série C de 2013 pelo Joinville, com 13 gols.

Logo abaixo estão seis jogadores, com 12 gols: Alex Henrique (Aparecidense), Thiago Alagoano (Brusque), Jones Carioca (ABC), Guilherme Queiroz (Portuguesa), Ytalo (Guaratinguetá) e Assisinho (Fortaleza).

Sassá terá no mínimo seis partidas para melhorar seus números, pois o Amazonas se classificou para a segunda fase com a terceira melhor campanha: 32 pontos (nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas).

Formato da Série C

A Série C passou a ter 20 clubes em 2010, ano em que a Confederação Brasileira de Futebol criou a Série D. Em temporadas anteriores, a Terceira Divisão Nacional contou com mais de 60 participantes.

O alto volume no torneio fazia com que os clubes das últimas fases jogassem 30 partidas ou mais. Consequentemente, houve atletas com números muito expressivos, como Marcão, do Atlético-GO (25 gols em 2008); e Túlio Maravilha, do Vila Nova-GO (27 gols em 2007).

Calendário do Amazonas

O Amazonas estreia no Grupo C fora de casa, contra o Botafogo-PB, às 18h de domingo, 3 de setembro. As equipes se enfrentam no estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba.

Também integram a chave Paysandu e Volta Redonda. Os dois melhores sobem à Série B. Já o primeiro colocado vai diretamente à final e faz jogos de ida e volta contra o líder do outro grupo, o B, que conta com Operário, Brusque, São José e São Bernardo.

Sassá no Cruzeiro

Sassá, de 29 anos, jogou pelo Cruzeiro de 2017 a 2019 e em 2020. Ao todo, marcou 20 gols em 92 jogos. Ele conquistou dois Campeonatos Mineiros (2018 e 2019) e uma Copa do Brasil, porém caiu para a segunda divisão no Brasileiro de 2019.

O melhor momento de Sassá na Raposa foi em 2018, quando marcou cinco gols em seis partidas na Copa Libertadores. O time chegou às quartas de final do torneio, sendo eliminado pelo Boca Juniors.

Compartilhe