SÉRIE C

Amazonas pode se tornar 2º clube mais novo a subir na Série C

Time amazonense fundado em 2019 pode igualar feito de clube mineiro em 1988; recorde pertence a equipe do Distrito Federal
Foto do autor
Compartilhe

O Amazonas pode se tornar o segundo clube mais novo a conseguir o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro.

Fundada em 2019, a equipe tem apenas quatro anos de existência e disputa a Série C pela primeira vez. O time de Manaus pode igualar o feito do Esportivo, de Minas Gerais, vice-campeão do torneio em 1988.

A equipe da cidade de Passos, fundada em 1984, foi vice-campeã da competição e conquistou uma das duas vagas disputadas entre 43 equipes para a Série B do ano seguinte. O time comandado por Jair Bala perdeu o título para o União São João.

O Amazonas enfrenta o Botafogo-PB neste sábado (7/10), às 18h, na Arena da Amazônia, em Manaus, pela sexta e última rodada do Grupo C. O time amazonense consegue o acesso se vencer ou empatar a partida. Em caso de derrota, o Amazonas terá de torcer para o Volta Redonda não vencer o Paysandu no outro jogo da chave.

Qual o clube mais novo a subir na Série C?

O time mais novo a subir na Série C do Campeonato Brasileiro foi o Brasiliense, em 2002 – edição que teve 61 clubes. A equipe do Distrito Federal foi fundada em 2000 e tinha dois anos de existência quando disputava a Terceira Divisão pela primeira vez.

Liderado pelo atacante Túlio Maravilha, o time de Taguatinga terminou o quadrangular final na liderança, com 12 pontos, um a mais que o Marília, que também subiu de divisão.

Naquela temporada, o Brasiliense também estreou na Copa do Brasil e chegou à final da competição, mas perdeu o título para o Corinthians.

Compartilhe