SÉRIE C

Série C: Amazonas quebra jejum de 17 anos no estado; entenda

Equipe amazonense consegue acesso inédito na Série C e será o primeiro time no estado a disputar a Segunda Divisão em 17 anos
Foto do autor
Compartilhe

O acesso do Amazonas para a Série B do Campeonato Brasileiro marcou a retomada de um clube do estado à competição depois de 17 anos. Até então, a última participação de um time da unidade federativa havia sido em 2006, quando o São Raimundo esteve na Segunda Divisão Nacional.

O Tufão disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2001 a 2006, ano em que caiu de divisão na 19ª colocação, com 42 pontos em 38 rodadas. A melhor colocação do time na competição foi em 2001, quando terminou na 11ª posição entre 28 clubes.

O São Raimundo conseguiu o acesso na Série C em 1999 como vice-campeão ao perder para o Fluminense na decisão. Em 2000, a Copa João Havelange substituiu o Campeonato Brasileiro, e o torneio foi dividido em quatro módulos.

Ainda em 1999, o São Raimundo foi semifinalista da Copa Conmebol (eliminado pelo CSA) e conquistou a Copa Norte batendo o Sampaio Corrêa na final.

Acesso do Amazonas

O Amazonas conseguiu o segundo acesso no Campeonato Brasileiro em quatro anos de existência. A equipe também tem uma promoção em âmbito estadual: em 2019, subiu da segunda para a primeira divisão no Campeonato Amazonense.

Em 2022, o Amazonas participou pela primeira vez da Série D do Campeonato Brasileiro e subiu à Série C. Nesta temporada, o clube ainda pode se tornar o primeiro time amazonense campeão de uma divisão nacional.

O Amazonas enfrenta o Brusque em jogos de ida e volta na final da Série C. Em caso de empate no placar agregado, o campeão será conhecido em disputa por pênaltis. A equipe de Santa Catarina tem a vantagem de fazer o segundo duelo como mandante.

Compartilhe