FUTEBOL NACIONAL

Série C: ex-jogadores de Cruzeiro e Atlético são decisivos em título do Amazonas

Amazonas venceu o Brusque de virada, por 2 a 1, no estádio Augusto Bauer, em Brusque-SC, pela partida de volta da decisão
Foto do autor
Compartilhe

Ex-jogadores de Cruzeiro e Atlético tiveram participação fundamental no título do Amazonas na Série C do Campeonato Brasileiro. Nesse domingo (22/10), o time venceu o Brusque de virada, por 2 a 1, no estádio Augusto Bauer, em Brusque-SC, pela partida de volta da decisão. O duelo de ida, na Arena da Amazônia, em Manaus, terminou empatado por 0 a 0.

O lance que resultou no segundo gol do Amazonas saiu de um cruzamento do lateral-direito Patric, ex-Atlético e América, para o ex-cruzeirense Sassá, que ajeitou a bola na grande área e finalizou rasteiro no canto direito. Aos 29 anos, o centroavante revelado no Botafogo chegou ao 18º tento em 23 jogos na Série C.

Em entrevista ao canal Nosso Futebol (assista abaixo), Sassá se emocionou ao falar da conquista da Série C como protagonista. De 2020 a 2022, o atacante viveu temporadas ruins no Cruzeiro, Marítimo (Portugal) e CSA. A sorte começou a mudar quando ele acertou com o Athletic, de São João del-Rei, no Campeonato Mineiro. E a redenção veio com a camisa do Amazonas.

Sassá também teve seus bons momentos no Cruzeiro. Em 2017, quando foi contratado do Botafogo, marcou sete gols em 17 jogos. Na época seguinte, destacou-se principalmente na Copa Libertadores, com cinco bolas na rede em seis partidas, além de faturar a Copa do Brasil. No geral, o atacante contabilizou 20 tentos em 92 apresentações pela Raposa.

Patric

Já Patric, de 34 anos, começou o ano no Athletic, no Campeonato Mineiro, transferiu-se para o Itabirito, que ganhou o Módulo II, e enfim acertou com o Amazonas para a reta final da Série C. O lateral-direito passou por uma mudança brusca na carreira, visto que em 2022 era titular do América que terminou a Série A do Campeonato Brasileiro na 10º colocação, com 53 pontos.

Pelo Coelho, Patric disputou 75 partidas, marcou dois gols e deu cinco assistências. Já a serviço do Atlético, o atleta esteve em campo em 187 oportunidades, com 12 gols marcados. Apesar do vínculo com o Galo entre 2011 e 2019, ele não integrou o elenco nos anos dos títulos da Copa Libertadores (2013) Copa do Brasil (2014), pois estava emprestado ao Sport.

Patric também defendeu o Cruzeiro, porém em uma passagem bastante discreta, em 2009, com apenas dois jogos no Brasileirão.

Campanha do Amazonas

A campanha geral do Amazonas na Série C 2023 foi de 14 vitórias, seis empates e sete derrotas em 27 jogos. Estreante no torneio, o clube marcou 34 gols e sofreu 25.

Na primeira fase, a Onça alcançou a terceira colocação entre 20 participantes, com 32 pontos. No quadrangular da segunda fase, liderou o Grupo B, com 12, à frente de Paysandu (10), Volta Redonda (10) e Botafogo-PB (3).

Fundado em 2019, o Amazonas vive ascensão meteórica no futebol brasileiro. No primeiro ano, sagrou-se campeão da Segunda Divisão Amazonense. Em 2022, alcançou as semifinais da Série D. Já em 2023, obteve o troféu da elite estadual e fechou com chave de ouro ao faturar a Terceira Divisão Nacional.

Compartilhe