ATHLETIC

Reserva do Athletic tem currículo europeu e foi parceiro de Hulk, Thiago Neves e mais

Reserva no Athletic, o meio-campista Maurício teve passagem vitoriosa pela Europa e jogou com craques ao longo da carreira
Foto do autor
Compartilhe

Há quem defenda a importância de se contar com jogadores experientes em momentos decisivos no mundo do futebol. Se for esse o caso, o Athletic está bem preparado para a decisão da Série C do Campeonato Brasileiro, contra o Volta Redonda, neste sábado (18/10), já que tem um meio-campista com rodagem pelo futebol europeu e que jogou ao lado de craques.

Trata-se de Maurício, que chegou ao Esquadrão na reta final da Terceira Divisão, após passagem pelo português Portimonense. Formado no Fluminense, o meia de 35 anos estreou pelo time mineiro em 24 de agosto, na vitória por 3 a 1 sobre o Ypiranga, na Arena Sicredi, pela 19ª rodada da primeira fase. Desde então, ele participou de outros três jogos e ainda não contribuiu com gols.

Com passagem pela base do Corinthians, o meia chegou ao Fluminense em 2005, no sub-19, e estreou profissionalmente dois anos depois. Ele deixou o tricolor em 2010, com 72 jogos disputados e quatro gols marcados.

Ao longo das três temporadas no Flu, Maurício foi companheiro de atletas como o zagueiro Thiago Silva, os ex-meio-campistas Thiago Neves e Darío Conca e os ex-atacantes Washington e Dodô. Ele foi treinado por nomes renomados como Renato Gaúcho, Cuca e Carlos Alberto Parreira.

O meia do Athletic fez parte da geração tricolor que ficou marcada pelo vice-campeonato da Copa Libertadores, em 2008, com a derrota para LDU nos pênaltis em uma noite de Maracanã lotado, e pela campanha heroica no Campeonato Brasileiro de 2009.

O Fluminense passou a maior parte daquela edição da Série A na zona de rebaixamento e chegou a ter 99% de chance de cair para a Série B. Com uma arrancada impressionante nas últimas 11 rodadas – nas quais o time ficou invicto -, o Tricolor saiu da 20ª posição para a 16ª ao fim do campeonato, e aquele elenco ganhou o apelido de Time de Guerreiros.

Carreira vitoriosa no futebol europeu

Em 2009, Maurício foi vendido ao Terek Grozny, da Rússia, clube pelo qual ele atuou até 2015. Nesse período, o meio-campista disputou 172 jogos e fez quatro gols.

Mas foi em outro clube russo que os títulos começaram a surgir. Em janeiro de 2016, Maurício se transferiu para o Zenit, que na época tinha o atacante Hulk, do Atlético, como principal estrela. No time de São Petersburgo, o meia conquistou a Taça da Rússia (15/16) e a Supertaça da Rússia (2016).

Em 2017, o brasileiro se mudou para a Grécia, para jogar no PAOK. Nos três anos em que permaneceu na equipe, fez 92 jogos, marcou nove gols, deu uma assistência e venceu a Liga Grega (18/19) e a Copa da Grécia (17/18 e 18/19). Em 2020, ele foi para o Panathinaikos, outro gigante grego, e ganhou novamente a copa nacional (21/22).

Em setembro de 2022, Maurício assinou com o Rodina Moscow, da Rússia. A passagem pelo clube, entretanto, durou apenas nove jogos. Em janeiro do ano seguinte, foi para o Portimonense.

Em Portugal, foram 25 jogos e três gols marcados. Em janeiro de 2024, ele saiu do clube e só assinou novamente contra equipe em agosto, quando fechou com o Athletic.

Números da carreira de Maurício

  • Athletic – 4 jogos
  • Portimonense – 25 jogos e 3 gols
  • Rodina Moscow – 9 jogos
  • Panathinaikos – 56 jogos, 7 gols e 2 assistências
  • PAOK – 92 jogos, 9 gols e 5 assistências
  • Zenit – 42 jogos, 4 gols e 1 assistência
  • Terek Gronzy – 172 jogos e 29 gols
  • Fluminense – 72 jogos e quatro gols
  • Títulos: Copa da Grécia (17/18, 18/19 e 21/22), Liga Grega (18/19), Supertaça da Rússia (2016) e Taça da Rússia (15/16)

Maurício joga final pelo Athletic

Neste sábado (19/10), Maurício será opção do técnico Roger Silva no jogo entre Athletic e Volta Redonda, pela finalíssima da Série C do Campeonato Brasileiro. Na ida, o time mineiro foi derrotado por 1 a 0 e agora precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença no tempo normal para sair com o título.

A decisão será na Arena Sicredi, em São João del-Rei, e a bola rola a partir das 17h30.

Compartilhe