O Brusque é o primeiro clube promovido à Série B 2024. Neste sábado (23/9), o clube de Santa Catarina ganhou de virada do Operário (2 a 1), chegou a 12 pontos no Grupo B da Série C e não pode mais ser ultrapassado pelos rivais. A partida foi realizada no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, no interior do Paraná.
O Operário fez 1 a 0 com o colombiano Santiago Tréllez, ex-São Paulo e Vitória, aos nove minutos do primeiro tempo. O Brusque buscou a virada já na etapa final, em dois pênaltis convertidos por Olávio, que começou no futebol como zagueiro, passou a jogar como volante depois de dez anos e desde 2021 atua no ataque. Ele marcou aos 43 e aos 53 minutos.
Além do retorno à Segunda Divisão do Brasileirão, o Brusque assegurou o primeiro lugar de sua chave na Série C. Isso significa que o clube está garantido na final do campeonato, a ser disputada contra o líder do outro grupo (no momento o Paysandu) em duelos de ida e volta.
Também neste sábado (23/9), o São José superou o São Bernardo por 2 a 1, no estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Matheus Oliveira colocou a equipe paulista em vantagem, mas o goleiro Fábio Rampi, cobrando pênalti, e o atacante Gilvan decretaram o resultado favorável ao clube gaúcho.
São Bernardo, Operário e São José brigam pela vice-liderança, que valerá a promoção à Segunda Divisão, mas sem a possibilidade de lutar pelo título.
Classificação do Grupo B da segunda fase da Série C
- Brusque, 12 pontos
- São Bernardo, 4 pontos e 1 gol negativo de saldo
- São José, 4 pontos e 2 gols negativos de saldo
- Operário, 3 pontos
Jogos restantes
- 5ª rodada – São Bernardo x Brusque – 30/9 (sábado), às 16h
- 5ª rodada – São José x Operário – 1/10 (domingo), às 16h
- 6ª rodada – Operário x São Bernardo – 8/10 (domingo), às 16h
- 6ª rodada – Brusque x São José – 8/10 (domingo), às 16h
Paysandu muito próximo do acesso
Quem está próximo de se juntar ao Brusque é o Paysandu, que surpreendeu o Botafogo-PB, na casa do adversário, e venceu por 3 a 2. O duelo ocorreu no estádio Almeidão, em João Pessoa, capital da Paraíba.
O gol decisivo do Papão foi de Robinho, meia ex-Cruzeiro e Palmeiras. O clube de Belém também marcou com o lateral-direito Edílson Júnior e o atacante Vinícius Leite. Já o Botafogo-PB balançou a rede duas vezes com o veterano Pipico, de 38 anos.
A vitória como visitante fez o Paysandu chegar a 10 pontos, na primeira posição do Grupo C da segunda fase. O acesso só não veio neste sábado porque o Amazonas ganhou do Volta Redonda, no Rio de Janeiro, por 2 a 0 – gols de Sassá e Gustavo Ermel.
Ainda assim, o Papão pode celebrar a subida à Série B diante de sua torcida, pois pegará o Amazonas no estádio Mangueirão, em Belém, às 17h30 do próximo domingo, 1º de outubro. Um empate será suficiente para também confirmar o passaporte à decisão.
Classificação do Grupo C da segunda fase da Série C
- Paysandu, 10 pontos
- Amazonas, 6 pontos
- Volta Redonda, 4 pontos
- Botafogo-PB, 3 pontos
Jogos restantes
- 5ª rodada – Botafogo x Volta Redonda – 30/9 (sábado), às 19h
- 5ª rodada – Paysandu x Amazonas – 1/10 (domingo), às 17h30
- 6ª rodada – Volta Redonda x Paysandu – 7/10 (sábado), às 18h
- 6ª rodada – Amazonas x Botafogo-PB – 7/10 (sábado), às 18h
Regulamento da Série C
Na Série C 2023, 20 clubes se enfrentaram em turno único, totalizando 19 rodadas. Os oito melhores se classificaram para a segunda fase, e os quatro piores caíram para a Série D em 2024 (Manaus, América-RN, Altos-PI e Pouso Alegre).
Na segunda fase, os oito times estão distribuídos em duas chaves (Grupo B: Operário-PR, Brusque-SC, São José-RS e São Bernardo-SP; Grupo C: Volta Redonda-RJ, Amazonas, Botafogo-PB e Paysandu).
Passadas seis rodadas (turno e returno), os dois primeiros de cada grupo sobem à Série B. Os líderes fazem a final e medem forças em ida e volta na luta pelo título.