CRUZEIRO

Série C: oito ex-jogadores do Cruzeiro conseguiram o acesso à Segunda Divisão

Dos quatro times da Série C que conquistaram o acesso à Segunda Divisão de 2024, apenas um não conta com ex-jogadores do Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

Os quatro times que conseguiram o acesso à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 2024 foram definidos nesse fim de semana, após o término da segunda fase da Série C. Brusque, Amazonas, Paysandu e Operário-PR estão confirmados na disputa da próxima temporada.

Dessas quatro equipes, apenas o Brusque não contou com a ajuda de jogadores que acumularam passagem pelo Cruzeiro para conquistar o tão sonhado objetivo. Ao todo, oito atletas já passaram pela Raposa em anos anteriores.

Amazonas

Garantido na decisão da Série C, o Amazonas tem dois jogadores ex-Cruzeiro no elenco. O primeiro deles é o lateral-direito Patric. Contratado em agosto, o veterano de 34 anos participou de sete jogos do clube e foi fundamental na reta final da competição.

Patric teve rápida passagem pela Toca da Raposa. O defensor, que em Belo Horizonte também tem passagens por Atlético e América, vestiu a camisa celeste em apenas duas oportunidades em 2009.

Sassá é o outro atleta do Amazonas que tem parte de sua história atrelada ao Cruzeiro. O artilheiro da Série C deste ano, com 17 gols em 21 jogos, foi bicampeão do Campeonato Mineiro (2018 e 2019) e também venceu a Copa do Brasil de 2018.

Ele participou de 92 partidas, marcou 22 gols e deu uma assistência nas quatro temporadas que passou no clube estrelado. Contudo, saiu de forma discreta após o rebaixamento da Raposa em 2019.

Paysandu

O Paysandu também contou com o auxílio de dois ex-jogadores do Cruzeiro para voltar à Segunda Divisão após cinco anos. O zagueiro Paulão disputou 11 jogos pelo Papão e fez um gol, enquanto o meia Robinho entrou em campo 18 vezes e anotou dois tentos na campanha do acesso.

Paulão chegou ao Cruzeiro emprestado pelo Guangzhou Evergrande, da China, em 2013. Ele atuou em 17 partidas naquela temporada e marcou três gols. Na campanha do título brasileiro, o defensor participou de apenas dois jogos, ambos depois da confirmação do tricampeonato.

Robinho, meia do Paysandu, protagonizou lance polêmico na partida do bicolor contra o Volta Redonda, pela última rodada da Série C
Robinho disputou 180 partidas, marcou 25 gols e deu 32 assistências pelo Cruzeiro

Robinho, por sua vez, teve passagem de sucesso pelo clube mineiro entre 2016 e 2020. O armador disputou 180 partidas, marcou 25 gols e deu 32 passes decisivos aos companheiros.

Ao mesmo tempo em que se mostrou um jogador de qualidade técnica e boa visão de jogo, Robinho enfrentou problemas de lesão. O ex-camisa 19 ganhou duas edições da Copa do Brasil (2017 e 2018) e dois Estaduais (2018 e 2019).

Operário-PR

Última equipe a conseguir o acesso à Série B de 2024, o Operário é o time com mais ex-atletas da Raposa: quatro. O técnico Rafael Guanaes orientou o zagueiro Joseph, o meio-campista Marco Antônio e os atacantes Vinícius Popó e Felipe Augusto.

Desses, apenas Joseph não entrou em campo nenhuma vez na Série C. O defensor foi relacionado para quatro partidas, mas ficou no banco de reservas. Marco Antônio fez seis jogos, enquanto Popó participou de 13 e anotou três gols. Já Felipe defendeu o time paranaense 22 vezes e balançou as redes oito em oito ocasiões.

Joseph deixou pouca saudade no Cruzeiro. O zagueiro participou de seis jogos na Série B de 2021 e ainda marcou um gol contra.

Marco Antônio subiu ao time profissional da Raposa em 2020, quando disputou sete partidas. Em 2021, foram 11 apresentações e uma assistência. Já na temporada passada o número foi ainda menor: apenas cinco jogos.

Vinícius Popó teve destaque pelo Cruzeiro apenas na base – acumulou 139 gols em 200 partidas de 2014 a 2019. O bom desempenho motivou o clube a renovar o seu contrato até 2024, porém o atacante não conseguiu evoluir nos treinamentos e pouco apareceu nas oito vezes em que atuou no profissional.

Felipe Augusto, por sua vez, foi companheiro de trabalho de Joseph na Raposa. Embora seja atacante de origem, ele foi muito utilizado durante o período na Toca 2 como lateral-esquerdo. No total, disputou 45 jogos e marcou cinco gols com a camisa celeste.

Compartilhe