É provável que um clube que já foi campeão da Série A do Campeonato Brasileiro dispute a Terceira Divisão em 2025. Trata-se do Guarani, que é o atual lanterna da Série B.
Campeão brasileiro em 1978, o Bugre soma 25 pontos em 28 jogos. Neste momento, são sete unidades a menos que a Ponte Preta, que está na 16ª posição. Os rivais de Campinas, entretanto, ainda jogam pela 30ª rodada.
O Guarani visita o Ituano no Nevelli Júnior, a partir das 17h deste sábado (5/10). No mesmo horário, a Ponte recebe o Botafogo-SP no Moisés Lucarelli.
Campeão brasileiro de volta à Série C
De acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, o Bugre tem 84,5% de chances de ser rebaixado à Série C. Caso isso se confirme, a Terceira Divisão voltará a ter um clube campeão da elite nacional.
A última vez foi em 2016, justamente quando o próprio Guarani jogou a Terceirona. Na ocasião, o time paulista chegou até a decisão, mas foi derrotado pelo Boa Esporte.
Campeões brasileiros que já jogaram a Série C
Além do Guarani, outros dois campeões da Série A já disputaram a Série C.
- Fluminense – tetracampeão brasileiro, o Tricolor Carioca foi o vencedor da Série C de 1999, após ter sido rebaixado na B do ano anterior.
- Bahia – bicampeão brasileiro, o Esquadrão de Aço jogou a Série C pela primeira em 2006 e, sem conseguir o acesso, permaneceu na divisão por mais uma temporada. No ano seguinte, terminou em segundo lugar e subiu para a B.
Guarani não joga Série A desde 2010
Um dos times mais tradicionais do interior de São Paulo, o Guarani viveu o auge na década de 1970, quando venceu o Palmeiras na final do Campeonato Brasileiro de 78. No ano seguinte, foi longe na Copa Libertadores, tendo terminado na segunda posição do Grupo B da segunda fase – que, na época, era equivalente à semifinal. Na década de 1980, ainda foi vice-campeão nacional em duas oportunidades: 86 (perdeu para o São Paulo) e 87 (derrota para o Sport). Desde então, o cenário mudou.
A partir dos anos 2000, o clube conviveu com crises financeiras que o levou a figurar nas divisões inferiores. Após o rebaixamento à Segunda Divisão, em 2010, o Guarani não voltou mais à Série A do Brasileiro.
Neste período, alternou entre campanhas nas Série B e C. A última vez em que esteve na Terceirona foi 2016, quando perdeu para o Boa Esporte na decisão.