A partida entre Paysandu e Botafogo-PB, pela terceira rodada do quadrangular de acesso da Série C do Brasileiro, registrou público recorde do campeonato em 2023. Quase 50 mil torcedores lotaram o estádio Mangueirão, em Belém, para apoiar a equipe paraense em busca do acesso.
O apoio de massa deu certo: com gol nos acréscimos, o Papão da Curuzu venceu por 1 a 0, chegou a sete pontos na segunda fase e se isolou na liderança do Grupo C.
Clube tradicional do Norte do Brasil, o Paysandu conta com grande e apaixonada torcida. Apesar dos altos e baixos na Série C 2023, o clube registra bons números na arquibancada – melhores que times da Série A
Paysandu tem média maior que times da Série A
O Papão tem média de 13.883 torcedores por jogo. Número alto, considerando que o clube joga no Estádio da Curuzu, que comporta, no máximo, 16.200 torcedores.
Apenas duas partidas do Paysandu foram no Mangueirão, maior estádio do Norte do Brasil: o clássico contra o Remo, que levou 27.359 adeptos ao local, e o jogo contra o Botafogo, com 49.777 espectadores.
A média de público do bicolor na Série C é maior que a de quatro clubes da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro: América, Bragantino, Santos e Goiás.
Veja abaixo os números de cada equipe da Série A levantados por No Ataque.
Levantamento feito por Adriano Oliveira, Pedro Tanure e Rafael Cyrne.
O que falta para o Paysandu conquistar o acesso?
Após vencer o Botafogo-PB no Mangueirão, o Paysandu está muito próximo de subir para a Série B do Brasileiro.
O Papão pode sacramentar o acesso de forma antecipada já na próxima rodada: basta vencer novamente o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa, e torcer pelo triunfo do Volta Redonda sobre o Amazonas, no estádio Raulino de Oliveira.
Se o clube do Rio de Janeiro não ganhar, ainda assim o Paysandu estará em boas condições: bastará um empate na quinta rodada para garantir o acesso - considerando o cenário de vitória na quarta rodada contra o Botafogo.