Série C: definido o primeiro time promovido à Série B

Ponte Preta empatou com o Náutico por 1 a 1 e contou com tropeço do rival Guarani para celebrar o retorno à Segunda Divisão Nacional

Compartilhe
google-news-logo

A Ponte Preta é o primeiro clube promovido à Série B do Campeonato Brasileiro de 2026. A Macaca conquistou o acesso graças a dois resultados combinados na segunda fase da Série C: empate por 1 a 1 com o Náutico, no Moisés Lucarelli, em Campinas, e derrota de seu maior rival, o Guarani, para o Brusque (3 a 2), em Santa Catarina.

O ponto somado pela Ponte veio com emoção, já que o Náutico vencia até os acréscimos do segundo tempo, graças ao gol de pênalti de Bruno Mezenga, aos 24 minutos. Contudo, o jovem meio-campista Miguel, de 20 anos, balançou a rede para a equipe campineira aos 48 minutos, pela quarta rodada do Grupo C, na tarde deste sábado (27/9).

A subida da Ponte Preta é uma espécie de “bate-volta”. O time caiu da Série B para a C em 2024, ao terminar na 17º colocação da B, com 38 pontos em 38 rodadas.

Na Terceira Divisão, apesar de lidar com atrasos salariais de quatro meses, a Macaca avançou em segundo lugar na primeira fase, com 36 pontos em 19 rodadas (11 vitórias, três empates e cinco derrotas).

No quadrangular do acesso, chegou a 10 pontos ao empatar com o Náutico. Antes, ganhou do próprio Náutico, do Brusque e do Guarani – todos pelo placar de 1 a 0.

Guarani (2º, com 6 pontos) e Náutico (3º, com 4 pontos) até têm chances de ultrapassar a Ponte, mas não farão isso juntos porque farão confronto direto na próxima rodada, no dia 4 de outubro (sábado), às 17h, no Brinco de Ouro, em Campinas.

Já o Brusque (4º, com 3 pontos) só pode chegar a 9 pontos e, portanto, não supera a Veterana independentemente de quaisquer circunstâncias.

Chance de título

A Série C de 2025 é a oportunidade para a Ponte Preta conquistar o primeiro título nacional de sua história. A agremiação bateu na trave ao terminar a Série B de 1997 e 2014 na segunda posição, bem como o Campeonato Brasileiro de 1981 em terceiro.

No âmbito internacional, chegou à final da Copa Sul-Americana de 2013, sendo derrotada pelo Lanús, da Argentina.

Em 125 anos de atividade no futebol, a Alvinegra de Campinas venceu quatro edições da Série A2 do Campeonato Paulista: 1927, 1933, 1969 e 2023.

Compartilhe
google-news-logo