O Tombense só pensa na vitória no confronto com a Ferroviária-SP para permanecer na zona de classificação à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro.
As equipes entram em campo na noite deste sábado (1º/6), às 19h30, no Estádio Almeidão, em Tombos, na Zona da Mata de Minas Gerais. Veja informações sobre onde assistir, escalações e arbitragem do jogo pela sétima rodada.
Tombense x Ferroviária: onde assistir?
- Os fãs de Tombense e Ferroviária têm duas opções de transmissão. No serviço de streaming, o DAZN exibirá a partida. Já no YouTube, o jogo passará no Nosso Futebol+.
Campanhas de Tombense e Ferroviária
O Tombense tem um jogo a menos que grande parte das equipes da Série C. Nas cinco apresentações até aqui, ganhou três, empatou uma e perdeu uma, totalizando 10 pontos.
Já a Ferroviária está invicta juntamente com Athletic, Botafogo-PB e Ypiranga. O clube de Araraquara, no interior de São Paulo, soma 14 pontos, com quatro triunfos e dois empates em seis compromissos.
Tombense x Ferroviária: prováveis escalações
- Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Roger Carvalho e Emerson; Pierre, Rickson e Moisés Ribeiro; Rafinha, Igor Bahia e Felipinho. Técnico: Raul Cabral.
- Ferroviária: Saulo; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Jackson e Igor Fernandes; Ricardinho, Zé Mateus, Xavier e Juninho; Vitor Barreto e Carlão. Técnico: Vinícius Bergantin.
Os personagens de Tombense x Ferroviária
Aos 42 anos, o técnico Raul Cabral está em sua segunda passagem pelo Tombense. Na primeira, em 2017, dirigiu o time em 31 partidas – 11 no Campeonato Mineiro e 20 na Série C. Em 2024, completará 16 apresentações nesta noite. O retrospecto é de 17 vitórias, 15 empates e 14 derrotas, com 50 gols a favor e 46 contra.
“Assim como todas as outras partidas a gente tem procurado estudar todos os adversários da melhor maneira possível. Temos estudado a Ferroviária, que é uma muito qualificada, organizada e com boas peças. A gente vai procurar, na medida do possível, encontrar as alternativas necessárias para conseguir furar o sistema defensivo deles – que é muito sólido -, criar oportunidades, manter o nosso equilíbrio defensivo e ir em busca do resultado positivo em casa, extremamente importante dentro da tabela de classificação”
Raul Cabral, técnico do Tombense
A Ferroviária buscou na Série A2 do Campeonato Paulista a esperança de gols. Artilheiro da segunda divisão estadual pelo Noroeste de Bauru, com 11 gols, Carlão marcou em duas partidas seguidas na Série C: vitórias diante de Confiança e Figueirense por 1 a 0.
“Nossa equipe está criando uma identidade boa, uma identificação, uma marca registrada. É uma equipe resistente, madura, que está sabendo suportar os momentos de pressão. Nas oportunidades, estamos conseguindo fazer os gols para sair na frente do placar e isso é muito importante, principalmente fora de casa. O adversário é difícil, está brigando na parte de cima da tabela. A gente tem um modelo, um padrão de jogar, e tem dado muito certo. Que a gente possa chegar lá e trazer três pontos”
Carlão, atacante da Ferroviária
Arbitragem de Tombense x Ferroviária
- Arbitragem: Rafael Martins Diniz
- Assistentes: Milton Jeronimo Souza Alves e Renato Gomes Tolentino
Formato da Série C 2024
A Série C 2024 será disputada em três fases (veja o formato abaixo).
- Primeira fase: 20 clubes em um grupo;
- Segunda fase: oito clubes distribuídos em dois grupos de quatro;
- Final: dois clubes.
Na primeira fase, 20 clubes se enfrentam em turno único, totalizando 19 rodadas. Os oito mais bem colocados se classificam para a segunda etapa, ao passo que os quatro últimos caem para a Série D.
Na segunda fase, os oito participantes vão ser divididos em duas chaves com base no desempenho nas 19 rodadas iniciais.
- Grupo B: 1º, 4º, 5º e 7º
- Grupo C: 2º, 3º, 6º e 7º
Dentro dos grupos, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Após seis rodadas, os dois primeiros de cada chave sobem de divisão, com os líderes avançando à final para brigar pelo título.
Tombense na Série C
O Tombense joga a Série C por ter sido rebaixado na B em 2023 em 18º lugar, com 37 pontos. É a oitava participação do Gavião-carcará na Terceira Divisão Nacional. O melhor resultado foi em 2021, quando ficou com o vice-campeonato.