SÉRIE C

Tombense volta a vencer na Série C com atuação inspirada de artilheiro

Com dois gols de Igor Bahia e um de Rafinha, Tombense bateu o Floresta por 3 a 0, no Almeidão, e sonha com o G8 da Série C
Foto do autor
Compartilhe

O Tombense voltou a vencer na Série C do Campeonato Brasileiro ao fazer 3 a 0 no Floresta, neste sábado (22/6), pela nona rodada da primeira fase. As equipes se enfrentaram no Estádio Almeidão, em Tombos, na Zona da Mata de Minas Gerais.

O destaque da partida foi o centroavante Igor Bahia, que marcou o segundo e o terceiro gol do Gavião-carcará, chegando a 10 em 20 partidas na temporada 2024.

Antes de Bahia balançar a rede, Rafinha tirou o placar do zero aos 29 minutos do primeiro tempo. O camisa 10 encheu o pé de quase da marca do pênalti após a defesa do Floresta, na tentativa de tirar a bola, perder a posse para o volante Rickson.

Os gols de Igor só vieram no segundo tempo. Aos 28, ele se aproveitou de falha do zagueiro Ricardo Lima e finalizou rasteiro na saída do goleiro. Aos 32, subiu mais que a marcação adversária e cabeceou no canto esquerdo a bola cruzada por Rafinha.

Fim do jejum do artilheiro e do Tombense

Igor Bahia não fazia gol desde 27 de abril, quando anotou os dois tentos do Tombense na derrota por 4 a 2 para o São Bernardo, na segunda rodada. Posteriormente, o centroavante passou em branco em seis confrontos.

Igor Bahia chegou a 10 gols em 20 jogos pelo Tombense em 2024 (Victor Souza/Tombense)

O Tombense também viveu período de jejum ao contabilizar dois empates e suas derrotas nas quatro partidas mais recentes. O time alvirrubro havia começado bem a Série C ao ganhar três dos quatro primeiros embates.

Classificação da Série C

O Tombense subiu momentaneamente para o oitavo lugar na Série C, com 14 pontos. Para seguir nessa posição, tem de torcer para que o Ypiranga (9º, com 12) não ganhe do lanterna São José (4).

Ipatinga é goleado em casa na Série D; Pouso Alegre também perde

Os dois clubes têm jogos a menos na Série C porque são do Rio Grande do Sul, estado acometido pelas enchentes entre o fim de abril e o início de maio. O Ypiranga disputou seis partidas até aqui, enquanto o São José entrou em campo sete vezes.

São José e Ypiranga medem forças neste domingo (23/6), às 16h30, no Estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre.

Próximos jogos

  • Tombense x Caxias – quarta-feira, 26 de junho, às 18h, no Estádio Almeidão (Tombos-MG) – jogo atrasado da 6ª rodada
  • Floresta x Caxias – domingo, 30 de junho, às 16h30, no Presidente Vargas (Fortaleza-CE) – 11ª rodada

Formato da competição

Na primeira fase da Série C, 20 clubes se enfrentam em turno único, totalizando 19 rodadas. Os oito mais bem colocados se classificam para a segunda etapa, ao passo que os quatro últimos caem para a Série D.

Na segunda fase, os oito participantes vão ser divididos em duas chaves com base no desempenho nas 19 rodadas iniciais.

  • Grupo B: 1º, 4º, 5º e 7º
  • Grupo C: 2º, 3º, 6º e 7º

Dentro dos grupos, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Após seis rodadas, os dois primeiros de cada chave sobem à Série B, com os líderes avançando à final para brigar pelo título.

Compartilhe