SÉRIE D

Qual time mineiro vai herdar vaga na Série D em caso de acesso do Athletic? 

Athletic e Bahia de Feira se enfrentam neste sábado (2/9), no Mineirão, a partir das 17h30, em busca do acesso para a Série C de 2024
Foto do autor
Compartilhe

O Athletic Club está a um passo do acesso à Série C de 2024 do Campeonato Brasileiro. Para isso, basta empatar ou até mesmo perder por um gol de diferença para o Bahia de Feira, neste sábado (2/9), às 17h30, no Mineirão. Em caso de classificação do time de São João del-Rei, o Ipatinga herda uma das vagas de Minas Gerais na Série D de 2024.

Situação do Athletic

Além de valer classificação à semifinal da Série D, o jogo entre Athletic e Bahia de Feira define a promoção à Série C de 2024. Na partida de ida, em Feira de Santana-BA, a equipe mineira venceu por 2 a 0.

Vaga ao Ipatinga

Segundo o regulamento da Federação Mineira de Futebol (FMF), os três melhores classificados do Campeonato Mineiro que não estejam nas Séries A, B e C se garantem na Série D.

O Athletic chegou à Série D 2023 via Campeonato Mineiro de 2022 – ficou em terceiro lugar e se sagrou campeão do interior. No campeonato estadual de 2023, fez boa campanha novamente ao disputar as semifinais.

Portanto, caso não se classifique à Série C, o Esquadrão participará da Quarta Divisão Nacional no próximo ano. Por outro lado, se o time de São João del-Rei ascender à Terceira Divisão, o Ipatinga entra na Série D.

O Tigre terminou o Mineiro em nono lugar e pode se juntar a Villa Nova e Democrata nas três vagas mineiras na Série D de 2024. O Pouso Alegre também estará na Quarta Divisão, porém como um dos quatro rebaixados da Terceira. Atlético, América e Cruzeiro disputam a Série A em 2023, enquanto o Tombense está na Série B.

História do Ipatinga

O Ipatinga foi fundado em 21 de maio 1998. Desde então, o título mais expressivo é o Campeonato Mineiro de 2005. Naquela oportunidade, derrotou o Cruzeiro. Também foi vice-campeão do estadual em 2002, 2006 e 2010.

Em 2007, o Tigre terminou a Série B do Brasileiro em segundo lugar e subiu à elite do futebol nacional. Em 2008, a campanha ruim de 35 pontos (nove vitórias, oito empates e 21 derrotas) culminou no retorno da equipe do Vale do Aço à Segundona.

Nos anos seguintes, o Ipatinga passou por momentos de instabilidade financeira e acumulou mais rebaixamentos – inclusive no âmbito estadual. O início da retomada veio em 2022 com o vice-campeonato do Módulo II do Mineiro.

Compartilhe