O Athletic está na história do futebol mineiro. O time conquistou o acesso à Série C, neste sábado (2/9), no Mineirão, diante de sua torcida, mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Bahia de Feira. A equipe se classificou à semifinal no placar agregado (2 a 1.) O clube fundado em 27 de junho de 1909 vem em uma ascensão meteórica desde 2018, quando reativou o futebol profissional.
Em 2018, a equipe foi vice-campeã da Segunda Divisão do Mineiro e garantiu vaga no Módulo II do ano seguinte – o primeiro acesso que deu o pontapé à crescente histórica.
Em 2019, o Athletic não se classificou às semis e parou na fase classificatória do Módulo II. No ano seguinte, apesar de não ter sido campeão, conquistou a tão sonhada vaga para retornar à elite do Estadual – quando ganhou destaque no cenário do futebol mineiro.
Em 2021, com desempenho mediano no Mineiro, o Esquadrão se classificou para disputar o Troféu Inconfidência. No entanto, a equipe foi eliminada pela URT – que acabou sendo derrotada pelo Pouso Alegre, na final do torneio.
O Esquadrão fez história em 2022, ao chegar pela primeira vez à semifinal do Mineiro. Na ocasião, acabou eliminado pelo Cruzeiro, mas o feito garantiu o time na Série D de 2023 e na Copa do Brasil.
Em 2023, repetiu a dose. Na semifinal enfrentou o Atlético, mas acabou eliminado. Contudo, a história havia sido feita mais uma vez. Nos últimos dois anos, o Esquadrão figurou como o melhor do interior em meio à soberania dos times da capital mineira.
Ainda este ano, o clube disputou pela primeira vez a Copa do Brasil, no entanto, acabou sendo eliminado na primeira fase, pelo Brasiliense – a quem deu o ‘troco’ na segunda fase da Série D.
Acessos e classificações do Athletic
- Vice da Segunda Divisão do Mineiro em 2018
- Vice do Módulo II em 2020
- Melhor time do interior nos Mineiros de 2022 e 2023
- Semifinalista da Série D em 2023 e vaga na Série C de 2024