SÉRIE D DO BRASILEIRO

Série D define neste fim de semana os promovidos à Terceira Divisão

Portuguesa-RJ, Caxias-RS, Athletic Club-MG, Bahia de Feira, Sousa-PB, Ferroviária-SP, Ferroviário-CE e Maranhão brigam por quatro vagas na Série C 2024

A Série D do Campeonato Brasileiro definirá neste fim de semana os promovidos à Terceira Divisão Nacional de 2024. Portuguesa-RJ, Caxias-RS, Athletic-MG, Bahia de Feira, Sousa-PB, Ferroviária-SP, Ferroviário-CE e Maranhão brigam por quatro vagas nas semifinais e, consequentemente, o acesso à C. As partidas ocorrem no sábado e no domingo.

Portuguesa x Caxias

Portuguesa-RJ e Caxias abrem a segunda rodada das quartas de final da Série C, às 15h deste sábado (2/9), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. No jogo de ida, no Rio Grande do Sul, houve empate por 1 a 1.

O estádio Centenário, em Caxias do Sul, sediará duelo à parte dos artilheiros da Série D. Marcelo Toscano, do clube carioca, e Eron, da equipe gaúcha, marcaram 13 gols na competição.

  • Portuguesa-RJ: 10 vitórias, 7 empates, 2 derrotas; 33 gols marcados, 15 sofridos
  • Caxias-RS: 8 vitórias, 6 empates, 5 derrotas; 22 gols marcados, 18 sofridos

Athletic x Bahia de Feira

O Mineirão receberá Athletic x Bahia de Feira às 17h30 deste sábado (2/9). O clube de São João del-Rei transferiu o compromisso para o principal estádio de Minas Gerais porque a Arena Unimed comporta menos de quatro mil torcedores, não atendendo exigências da Confederação Brasileira de Futebol na antepenúltima fase.

No primeiro confronto, o Athletic venceu o Bahia de Feira por 2 a 0, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, na Bahia. O atacante Leonardo Brandão fez os dois gols do Esquadrão, que subirá à Série C mesmo se perder por um gol em Belo Horizonte.

  • Athletic: 12 vitórias, 3 empates, 4 derrotas; 25 gols marcados, 10 sofridos
  • Bahia de Feira: 7 vitórias, 6 empates, 6 derrotas; 20 gols marcados, 15 sofridos

Sousa x Ferroviária

O Sousa aposta no desempenho como mandante – oito vitórias e um empate – para reverter o placar diante da Ferroviária, vitoriosa por 1 a 0 no confronto de ida das quartas de final.

O estádio Marizão, em Sousa, na Paraíba, recebe o segundo jogo às 15h (de Brasília) de domingo (3/9). O time da casa precisa ganhar do adversário paulista por dois gols de diferença.

  • Sousa-PB: 11 vitórias, 3 empates, 5 derrotas; 31 gols marcados, 20 sofridos
  • Ferroviária-SP: 8 vitórias, 7 empates, 4 derrotas; 22 gols marcados, 14 sofridos

Ferroviário x Maranhão

Dois pontos favoráveis ao Ferroviário são a invencibilidade na Série D e o próprio embate com o Maranhão na fase de grupos, em que saiu com triunfo por 3 a 1. O estádio Presidente Vargas recebeu o duelo em 14 de junho, assim como neste domingo (3/9), às 17h30.

No confronto de ida das quartas de final, os times empataram por 1 a 1, no estádio Castelão, em São Luís-MA. Nova igualdade leva a decisão para os pênaltis.

  • Ferroviário-CE: 13 vitórias, 6 empates, 0 derrota; 38 gols marcados, 9 sofridos
  • Maranhão: 6 vitórias, 9 empates, 4 derrotas; 24 gols marcados, 17 sofridos

Regulamento da Série D

A Série D contou inicialmente com 64 clubes divididos em oito grupos de acordo com a proximidade geográfica. Na primeira fase, os times se enfrentaram em turno e returno, totalizando 14 rodadas. Os quatro melhores de cada chave avançaram aos mata-matas.

Da segunda fase em diante – oitavas de final, quartas de final, semifinal e final -, as equipes fazem duelos de ida e volta até que se conheça o campeão. Dois clubes de Minas Gerais estão na lista de vencedores da D: Tupi, em 2011, e Tombense, em 2014.

Compartilhe
Sair da versão mobile