A Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 já tem 60 equipes confirmadas. Três clubes herdaram vagas no torneio após a definição dos promovidos à Série C.
Em Minas Gerais, o Ipatinga, nono colocado do estadual, junta-se a Democrata-GV e Villa Nova na Quarta Divisão do ano que vem (além do Pouso Alegre, rebaixado na C). Isso porque o Athletic, de São João del-Rei, subiu à Terceirona ao bater o Bahia de Feira nas quartas de final.
Terceiro colocado na Série C de 2006 e vice-campeão da B em 2007, o Ipatinga esteve na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2008, quando terminou em último lugar, com 35 pontos.
A última participação do Tigre do Vale do Aço em uma divisão nacional foi em 2014, quando disputou a Série D com o nome Betim e ficou na lanterna do Grupo A4.
Outros estados
Avenida, do Rio Grande do Sul, e Atlético, do Ceará, também entraram na lista da Série D 2024 em razão das ascensões de Caxias e Ferroviário.
A única equipe que subiu à Série C e não deixou uma vaga foi a Ferroviária-SP. Curiosamente, o clube de Araraquara ficaria sem divisão nacional em 2024 se não tivesse eliminado o Sousa-PB nas quartas de final.
Além das vagas via campeonatos e copas estaduais, os quatro rebaixados da Série C estão definidos: Manaus, América-RN, Altos-PI e Pouso Alegre-MG estão de volta à Quarta Divisão.
Participantes da Série D 2024
Norte
- Acre: Humaitá e Rio Branco
- Amapá: Trem
- Amazonas: Manauara, Princesa dos Solimões e Manaus
- Pará: Águia de Marabá e Cametá
- Rondônia: Porto Velho
- Roraima: São Raimundo
- Tocantins: Tocantinópolis e Capital
Nordeste
- Maranhão: Maranhão e uma vaga via Copa FMF
- Piauí: River, Fluminense e Altos
- Ceará: Iguatu, Maracanã e Atlético-CE
- Paraíba: Treze e Sousa
- Pernambuco: Retrô e Petrolina
- Rio Grande do Norte: Potiguar, Santa Cruz e América-RN
- Alagoas: ASA e CSE
- Sergipe: Itabaiana e Sergipe
- Bahia: Itabuna, Jacuipense e Juazeirense
Centro-Oeste
- Mato Grosso do Sul: Costa Rica
- Distrito Federal: Real Brasília e Brasiliense
- Goiás: Anápolis, Crac e Iporá
- Mato Grosso: União e uma vaga via Copa FMF
Sudeste
- Minas Gerais: Democrata-GV, Villa Nova, Pouso Alegre e Ipatinga
- Espírito Santo: Real Noroeste e Serra
- Rio de Janeiro: Audax, Nova Iguaçu e uma vaga via Copa Rio
- São Paulo: Água Santa, Santo André, Inter de Limeira e uma vaga da Copa Paulista
Sul
- Paraná: Cascavel, Maringá e Cianorte
- Santa Catarina: Hercílio Luz, Concórdia e Barra
- Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo, Brasil e Avenida
Regulamento da Série D
Se a fórmula de 2023 for repetida, a Série D 2024 terá 64 clubes distribuídos em oito grupos de acordo com a proximidade geográfica. Ou seja, equipes de uma determinada região vão enfrentar adversários de estados que a compõem e só terão que fazer grandes deslocamentos a partir do mata-mata.
A fase de grupos terá jogos de turno e returno, totalizando 14 rodadas. Os quatro melhores colocados de cada chave avançam à segunda fase, disputada em sistema eliminatório em confrontos de ida e volta. O mesmo vale para oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Os semifinalistas garantem a promoção à Série C de 2025.