O Athletic de São João del-Rei fez história ao subir para a Terceira Divisão Nacional em sua primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro. Agora, a meta é brigar pelo título. Para isso, terá de superar a Ferroviária na semifinal.
O jogo de ida será nesta quarta-feira (6/9), às 20h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). O duelo de volta ocorrerá no domingo (10/9), às 15h, no Independência, em Belo Horizonte. Quem passar pega Caxias-RS ou Ferroviário-CE na decisão.
Uma curiosidade envolvendo a Ferroviária é que o clube evitou ficar sem divisão ao conquistar a promoção para a Série C. Os times de São Paulo classificados à Série D 2024 via estadual de 2023 são Água Santa, Inter de Limeira e Santo André.
Há ainda uma quarta vaga em aberto, a ser definida pela Copa Paulista, que não conta com a participação da Ferrinha. As quartas de final têm Juventus x XV de Piracicaba, Grêmio Prudente x Portuguesa, Marília x São José e Noroeste x Portuguesa Santista.
Ferroviária na Série D
A Ferroviária obteve a classificação à Série C ao bater o Sousa nas quartas de final da Série D. Depois de vencer em casa, por 1 a 0, a Locomotiva empatou na Paraíba, por 1 a 1, levando a melhor no placar agregado.
No mata-mata, o clube paulista também superou Anápolis (oitavas de final) e Hercílio Luz (segunda fase). Na fase de grupos, terminou em quarto na chave G, com 20 pontos, abaixo de Patrocinense, Maringá e Inter de Limeira.
O centroavante Pilar, com passagem pela base do América, é o artilheiro da Ferrinha na Série D, com seis gols em 13 jogos. A campanha geral apresenta oito vitórias, oito empates e quatro derrotas em 20 jogos.