O Athletic perdeu por 1 a 0 para a Ferroviária no primeiro jogo da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram na noite desta quarta-feira (6/9), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, no interior de São Paulo. Matheus Batista, aos 35 minutos do segundo tempo, marcou o gol da vitória da Locomotiva.
O duelo de volta será no domingo (10/9), às 15h, no Independência, em Belo Horizonte. A Arena Unimed, em São João del-Rei, não atende os requisitos mínimos exigidos pela CBF nas três últimas fases da Série D. Para se classificar à final e encarar Ferroviário-CE ou Caxias-RS, o Athletic precisa bater a Ferroviária por dois gols de diferença. Se vencer por um, levará para os pênaltis.
O jogo
O Athletic entrou em campo com time misto e não contou com o atacante Brandão, autor de sete gols na Série D. O auxiliar Ricardo Campos, que substituiu o técnico Cícero Júnior, suspenso, explicou a escolha em entrevista à TV Brasil antes de a bola rolar. “Equipe mesclada por questões físicas. Jogo domingo, sábado e quarta”.
A Ferroviária controlou a posse de bola nos primeiros 45 minutos, porém não criou tantas chances de perigo. Na melhor oportunidade, aos 19, o volante Xavier ficou com a redonda perto da meia-lua e encheu o pé em direção ao ângulo direito. De maneira arrojada, o goleiro Glauco, ex-América, esticou o braço e espalmou para escanteio.
No segundo tempo, o Athletic adiantou a marcação, forçando a Ferroviária a dar chutão e errar passes na defesa. Na bola parada, o time mineiro ameaçou o rival. Aos 7 minutos, Carlos Eduardo arriscou de longe, e Léo Wall defendeu em dois tempos. Aos 18, o camisa 8 do Esquadrão cobrou dois escanteios com efeito, exigindo boas defesas do goleiro da Locomotiva.
A partir dos 20 minutos, os técnicos mexeram na configuração das equipes e acionaram alguns atletas que inicialmente seriam poupados . Melhor para a Ferroviária, que balançou a rede aos 35 minutos. Substituto de Felipinho, o camisa 10 Thomaz deu ótima assistência para Matheus Batista invadir a grande área e chutar forte de pé esquerdo: 1 a 0.
O Athletic quase empatou aos 39, quando finalizou duas vezes na trave: uma com o zagueiro Jemmes, de cabeça, e outra em chute de Adilson Bahia, no rebote. Contudo, a arbitragem identificou posição de impedimento em um dos lances. A partir dali, os mineiros trocaram passes no ataque, mas não tiveram forças para igualar o confronto.
FERROVIÁRIA 1X0 ATHLETIC
FERROVIÁRIA
Léo Wall; Cleiton, Gustavo Medina (Ronaldo Alves, aos 23 do 2T), Alysson Dutra e Chico Bala; Xavier (Paulinho Santos, aos 38 do 2T), Judá Aguiar e Felipinho (Thomaz, aos 30 do 2T); Antônio Gabriel, Matheus Batista e Marcos Nunes (Cantarelli, aos 23 do 2T). Técnico: Alexandre Lopes
ATHLETIC
Glauco; Douglas Pelé, Jemmes, Edson e PH; Rafinha, Carlos Eduardo (Christian, aos 32 do 2T) e Cleitinho; Gui Mendes (Allan Dias, aos 32 do 2T), João Pedro (Patrick Santos, aos 18 do 2T) e Adílson Bahia. Técnico: Ricardo Campos (Cícero Júnior suspenso)
- Gol: Matheus Batista, aos 35 do 2T (Ferroviária)
- Motivo: jogo de ida da semifinal da Série D
- Estádio: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP
- Data: quarta-feira, 6 de setembro de 2023
- Horário: 20h
- Árbitro: Renan Novaes Insabralde (MS)
- Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz e Marcos dos Santos Brito (MS)
- VAR: Charly Wendy Straub Deretti (Fifa/SC)
- Público: 2.449
- Renda: R$ 20.725,00