SÉRIE D

Democrata anuncia desistência da Série D 2024; saiba motivo

Clube de Governador Valadares emitiu nota explicando as razões para abrir mão da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Democrata anunciou nesta quinta-feira (8/2) a desistência de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. O clube de Governador Valadares emitiu nota oficial alegando problemas financeiros para participar da competição.

“Após uma análise minuciosa de nossa situação financeira e dos recursos disponíveis para viabilizar nossa participação na referida competição, chegamos à conclusão de que não dispomos dos meios financeiros suficientes para sustentar de maneira adequada e condigna nossa participação no certame”, diz trecho do comunicado.

Em outra parte do texto, o Democrata indicou que dois times de Minas Gerais tomaram a mesma decisão, também movidos pela falta de dinheiro.

“É de conhecimento público os desafios e bloqueios financeiros enfrentados pelos clubes mineiros para a disputa do torneio, uma vez outras duas agremiações do nosso estado também tomaram a mesma decisão pelos mesmos motivos”.

Democrata de Governador Valadares

O que dizem os demais clubes?

A reportagem de No Ataque procurou dirigentes de Villa Nova e Pouso Alegre, que seriam os dois times desistentes. Em ambos os casos, o posicionamento foi de que nenhuma decisão havia sido tomada até o momento.

O Ipatinga, por sua vez, confirmou que estará na Quarta Divisão Nacional em 2024.

Quem herda as vagas mineiras na Série D?

Villa Nova, Democrata e Ipatinga se classificaram para a Série D de 2024 via Campeonato Mineiro de 2023, enquanto o Pouso Alegre foi um dos quatro rebaixados da Série C.

Especificamente no caso do Ipatinga, a vaga pertencia originalmente ao Athletic, que acabou subindo à Série C do Brasileiro.

Com relação ao Democrata, o Patrocinense, 10º colocado no estadual, é o primeiro da “linha sucessória”. O clube de Patrocínio acenou de forma positiva ao convite feito pela FMF.

No caso do Villa Nova, abre-se nova vaga pelo Mineiro, que ficaria entre Caldense, Democrata (penúltimo e lanterna do estadual de 2023), Itabirito e Uberlândia (campeão e vice do Módulo II de 2023).

Quanto ao Pouso Alegre, oriundo da Terceira Divisão Nacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiria se colocaria um clube de Minas Gerais ou repassaria o direito para outro estado.

Democrata jogou a Série D em 2023

Em 2023, o Democrata jogou a Série D do Campeonato Brasileiro. Na primeira fase, a Pantera terminou em terceiro no Grupo F, com 25 pontos, abaixo de Athletic e Portuguesa (ambos com 29) e acima do Vitória-ES (20).

Na segunda fase, o Democrata foi eliminado pelo Anápolis: empate por 0 a 0, em casa, e derrota por 3 a 1, fora.

Leia a íntegra da nota do Democrata

“É com profundo pesar que o Esporte Clube Democrata se vê compelido a comunicar oficialmente sua decisão de não participar do Campeonato Brasileiro da Série D de 2024.

Após uma análise minuciosa de nossa situação financeira e dos recursos disponíveis para viabilizar nossa participação na referida competição, chegamos à conclusão de que não dispomos dos meios financeiros suficientes para sustentar de maneira adequada e condigna nossa participação no certame.

É de conhecimento público os desafios e bloqueios financeiros enfrentados pelos clubes mineiros para a disputa do torneio, uma vez outras duas agremiações do nosso estado também tomaram a mesma decisão pelos mesmos motivos.

Infelizmente, apesar de todos os esforços empreendidos pela diretoria do Esporte Clube Democrata, não logramos obter os recursos necessários para honrar nossos compromissos e garantir uma participação competitiva e digna na Série D do Campeonato Brasileiro.

Ressaltamos que esta decisão foi tomada com extrema seriedade e responsabilidade, visando preservar a integridade financeira e administrativa do clube, como fazemos há 22 anos, desde que a atual diretoria assumiu o desafio de não criar novas dividas e quitar as dividas herdadas.

É imperativo para nós, enquanto instituição, agir com transparência e honestidade em todas as nossas ações, e é nesse espírito que comunicamos esta difícil decisão.

Asseguramos que iniciando um processo interno de austeridade financeira, de reestruturação operacional, de melhorias para que possamos atender às exigências da FMF e da CBF para grandes jogos e finais sem a necessidade de jogar em outro município e principalmente da criação da SAF Democrata para que possamos já na próxima oportunidade, representar da melhor maneira possível a cidade de Governador Valadares a nível nacional.

Compreendemos que a reação pública sobre essa decisão vem carregada de paixão pelo clube e união de esforços para o bem da instituição. Contudo, não vendemos ilusões! Preferimos as críticas e cobranças, ainda que as compreendemos duras e exageradas em alguns momentos, do que conduzir o clube para um caminho de maiores dificuldades, ou até mesmo, de encerramento de suas atividades, como já chegou bem perto de acontecer.

Por fim, reiteramos nosso compromisso inabalável com o Esporte Clube Democrata e com o fortalecimento do futebol em nossa região, e pedimos a compreensão e o apoio de todos nesse momento de dificuldade.

Compartilhe