Minas Gerais ainda tem uma vaga indefinida na Série D de 2024 após as desistências de Democrata de Governador Valadares, Villa Nova e Caldense.
Em meio à incerteza sobre quem disputará a competição, o Democrata de Sete Lagoas agitou as redes sociais com um post enigmático nesta quarta-feira (14/2).
No X (Twitter), o Jacaré perguntou aos seguidores: “Tem alguém on-line aí? Complete a frase: arerê…”. Um perfil respondeu: “O Democrata vai jogar a Série D, êê!”.
Outros usuários do X interpretaram o recado da mesma forma: uma mensagem subliminar de que o clube sete-lagoano aceitará o convite da Federação Mineira de Futebol (FMF) para representar o estado na Quarta Divisão.
A publicação anterior do Democrata havia sido em 16 de janeiro, também em tom bem-humorado, a respeito de um episódio de tremor de terra em Sete Lagoas.
Além das brincadeiras com os torcedores, a página do Jacaré no ‘X’ compartilha fotos e informações da história do clube vice-campeão mineiro em 1955, 1957 e 1963.
Democrata pode jogar a Série D?
Em tese, o Democrata é o próximo da fila para a última vaga mineira na Série D. Em 2023, o time de Sete Lagoas terminou o estadual na última posição, caindo para o Módulo II.
Caso decida participar da Série D, o Democrata terá que conciliar com o Módulo II, previsto para ocorrer entre 4 de maio e 31 de julho.
Esse, aliás, foi o motivo que levou a Caldense a não aceitar o convite para a Quarta Divisão do Brasileiro. Diante da incapacidade de montar dois elencos, a Veterana preferiu concentrar as forças na divisão de acesso do estadual.
Outros clubes de olho
Se o Democrata recusar a Série D, Itabirito e Uberlândia, campeão e vice do Módulo II de 2023, passam a ficar de olho.
Quem der o ok à FMF e à Confederação Brasileira de Futebol se juntará a Ipatinga, Patrocinense e Pouso Alegre, que confirmaram presença no torneio nacional.
Por outro lado, Villa Nova e Democrata-GV alegaram dificuldades financeiras para abrirem mão do Brasileirão.
Quanto aos demais times da elite do Mineiro, Cruzeiro e Atlético estão na Série A; América na B; e Athletic e Tombense na C.