O Santa Cruz até tentou, por meio de uma manobra de bastidores, retornar à Série D do Campeonato Brasileiro neste ano, mas não conseguiu. Diante disso, o clube pernambucano agora busca se classificar para a edição de 2025. O No Ataque mostra, a seguir, do que o tricolor precisa para atingir o objetivo.
No início de janeiro, o presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, havia defendido o aumento de participantes na Quarta Divisão, o que beneficiaria o clube que ele dirige. Entretanto, esse tema já havia sido tratado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em setembro de 2023. Na oportunidade, a entidade descartou qualquer movimento neste sentido.
Como o Santa Cruz pode retornar à Série D?
Equipe tradicional no futebol brasileiro, o Santa Cruz só tem o Campeonato Estadual como meio de se classificar para a Série D.
Como as vagas são distribuídas?
O regulamento do Campeonato Pernambucano prevê que dois clubes conquistem vagas para a Quarta Divisão de 2025. Uma delas vai para o time mais bem colocado na primeira fase e outra para o campeão ou o melhor classificado no mata-mata.
Neste momento, Sport, Retrô, Náutico e Santa Cruz são as quatro melhores equipes da fase de classificação. Como o Leão e o Timbu já possuem divisão nacional, a vaga na Série D ficaria entre os outros dois clubes.
- Sport – 21 pontos (8 jogos, 10 gols de saldo)
- Retrô – 17 pontos (8 jogos, 9 gols de saldo)
- Náutico – 17 pontos (8 jogos, 7 gols de saldo)
- Santa Cruz – 13 pontos (7 jogos, 4 gols de saldo)
O Santinha entra em campo nesta segunda-feira (19/2), às 20h, contra o Afogados, no Arruda, pela penúltima rodada da primeira fase. A vitória é fundamental para que o clube siga vivo por uma vaga na Série D.
Cenários
- Caso vença o Afogados, o Santa Cruz chegará aos 16 pontos, um a menos que o Retrô e, para conquistar a vaga, precisaria vencer o Central na última rodada, além de torcer por um tropeço do rival direto contra o Flamengo de Arcoverde.
- Em caso de empate com o Afogados, o Santa Cruz chegará a 14 pontos, três atrás do Retrô, mas ainda com chances de ficar com a vaga. Para isso, teria de vencer o Central na última rodada, torcer por uma derrota do Retrô e ainda tirar cinco gols de saldo.
- Uma derrota para o Afogados elimina as chances do Santa Cruz conquistar a vaga na primeira fase.
Outras possibilidades
Se não conquistar a vaga pela primeira fase, o Santa Cruz teria de buscá-la no mata-mata. Veja as possibilidades:
- Chegar à final do Campeonato Pernambucano
- Chegar à semifinal, desde que ela seja formada por Sport, Náutico e o time classificado para a Série D via primeira fase;
- Somente no fim do ano, em caso de acesso de Retrô e/ou Petrolina à Série C, a depender de sua posição na fila por uma das duas vagas do torneio estadual.