FUTEBOL MINEIRO

Série D 2025: como está a briga pelas vagas em Minas Gerais?

Em Minas, os representantes serão conhecidos via Troféu Inconfidência; veja quem tem chance de terminar do quinto ao oitavo lugar do estadual
Foto do autor
Compartilhe

A reta final dos estaduais já começa a encaminhar os clubes classificados à Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Em Minas Gerais, os representantes serão conhecidos via Troféu Inconfidência. Os times que terminarem do quinto ao oitavo lugar na tabela geral da primeira fase vão disputar o torneio paralelo às semifinais e à decisão do Campeonato Mineiro.

No momento, as equipes participantes do Troféu Inconfidência seriam Athletic, Uberlândia, Itabirito e Villa Nova.

  • Athletic – 10 pontos
  • Uberlândia – 8 pontos, -2 gols de saldo
  • Itabirito – 8 pontos, -3 gols de saldo
  • Villa Nova – 8 pontos, -4 gols de saldo

Patrocinense (8 pontos e -6 gols de saldo), Ipatinga (7), e Pouso Alegre (6) ainda têm chances de ir ao Troféu Inconfidência. Somente o Democrata, com 4 pontos, está confirmado no playoff do rebaixamento ao Módulo II.

8ª rodada do Mineiro

  • Democrata-GV x Villa Nova – Mamudão
  • Cruzeiro x Uberlândia – Mineirão
  • Athletic x Itabirito – Arena Sicredi
  • Tombense x América – Almeidão
  • Atlético x Ipatinga – Arena MRV
  • Patrocinense x Pouso Alegre – Pedro Alves do Nascimento

Série D 2025

Considerando o cenário de hoje, Uberlândia, Itabirito e Villa Nova teriam direito às três vagas na Série D de 2025, pois o Athletic disputará a Série C em 2024.

Nem tudo estaria perdido para quem ficar de fora, já que o acesso de algum mineiro na Série D de 2024 consequentemente abre lacuna na edição seguinte.

Mineiros na Série D 2024

Os clubes de Minas Gerais na Quarta Divisão Nacional deste ano são Pouso Alegre, Ipatinga, Patrocinense e Democrata-SL.

O Pouso Alegre caiu da Série C para a D, enquanto o Ipatinga herdou a vaga do Athletic, promovido à Terceira Divisão em 2023.

Patrocinense e Democrata-SL receberam convites da Federação Mineira de Futebol (FMF) e da CBF a partir das desistências de Villa Nova, Democrata-GV e Caldense.

Copa do Brasil

O Troféu Inconfidência também oferece vaga na Copa do Brasil de 2025. Inicialmente, apenas o campeão se credencia ao torneio nacional, mas há boa possibilidade de mais vagas serem abertas por causa das presenças de Atlético e Cruzeiro na Série A.

Isso porque a CBF reserva espaço às melhores equipes do Campeonato Brasileiro, bem como aos eventuais vencedores da própria Copa do Brasil, da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Via Federação, Minas tem direito a cinco vagas na Copa do Brasil, todas distribuídas na primeira divisão estadual: campeão, vice, semifinalistas e quinto colocado (ganhador do Inconfidência).

Nas circunstâncias atuais, Cruzeiro, América e Tombense são os classificados via semifinais, enquanto o Atlético se encontra bem perto de confirmar a presença no mata-mata nacional em 2025.

Campeões do Troféu Inconfidência

Instituído em 2020 pela FMF, o Troféu Inconfidência segue parâmetros similares ao sistema eliminatório do Mineiro. Os times jogam em ida e volta em duas fases até que se conheça o campeão.

Há vantagem de empate no placar agregado para os donos das melhores campanhas na primeira fase. Essas equipes ainda têm o direito de escolher a ordem do mando de campo.

O primeiro vencedor do Inconfidência foi o Uberlândia. Posteriormente, Pouso Alegre (2021), Democrata-GV (2022) e Tombense (2023) ergueram a taça.

Compartilhe