Os campeonatos estaduais entraram nas fases decisivas e, com isso, definiram as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Até o momento, foram confirmados 24 dos 64 clubes participantes.
Com o início dos mata-matas, Goiás e Paraná conheceram seus representantes na Quarta Divisão no próximo ano. Os dois estados dispõem de três vagas cada para a competição.
No Campeonato Goiano, o Anápolis assegurou a vaga para a Série D pela terceira temporada consecutiva. As outras duas vagas ficaram com Goiânia e Goiatuba, clubes que estão sem divisão nacional neste ano.
No Paranaense, Cascavel e Maringá carimbaram mais uma participação no torneio em 2025. A novidade ficou por conta do Azuriz, que retornará à Série D após três anos de ausência.
O último representante baiano também foi definido com o fim da primeira fase do estadual. A Juazeirense ficou com a terceira vaga do estado na última rodada mesmo após perder para o já rebaixado Bahia de Feira por 5 a 1, na Arena Cajueiro.
Classificados à Série D na luta pelo título estadual
Entre as 24 equipes garantidas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025, dez seguem na disputa pelo título estadual.
Cinco clubes que continuam com chances de título já têm taça de Primeira Divisão estadual. O América de Natal conquistou o Campeonato Potiguar em 2023 e é o único clube que poderá levantar o bicampeonato consecutivo em 2024.
O Santa Cruz retornou às competições nacionais em 2025 e pode terminar com o jejum que já dura oito anos sem ganhar o Pernambucano. O último título do clube foi em 2016, ano em que disputou a Série A do Campeonato Brasileiro.
Outra equipe tradicional na Série D em 2025, a Portuguesa é o clube que tem o maior jejum estadual da lista. A Lusa não leva o título desde 1973, há 51 anos. A Inter de Limeira, campeã em 1986, também segue viva na busca pelo troféu do Paulistão.
Quarto maior campeão de Goiás, o Goiânia pode acabar com um jejum que dura cinco décadas e subir no ranking histórico. Com 18 títulos estaduais, o Galo Carijó pode diminuir a distância para o líder do ranking histórico Goiás, com 28 títulos.
Fórmula de disputa da Série D
Tradicionalmente, a Série D conta com 64 times separados em oito grupos, totalizando 14 rodadas na primeira fase (turno e returno). Os quatro mais bem colocados de cada chave avançam à segunda fase.
Dali em diante, haverá confrontos eliminatórios de ida e volta até que sejam conhecidos os semifinalistas (promovidos à Série C) e, posteriormente, o campeão.
Clubes confirmados na Série D de 2025
Centro-Oeste
- Goiás: Anápolis, Goiânia e Goiatuba
Nordeste
- Bahia: Barcelona, Juazeirense e Jequié
- Ceará: Iguatu e Maracanã
- Pernambuco: Santa Cruz e Retrô
- Rio Grande do Norte: América de Natal
Sudeste
- Minas Gerais: Pouso Alegre, Itabirito e Uberlândia
- Rio de Janeiro: Nova Iguaçu
- São Paulo: Água Santa, Inter de Limeira e Portuguesa
Sul
- Paraná: Azuriz, Cascavel e Maringá
- Rio Grande do Sul: Brasil de Pelotas, Guarany de Bagé e São Luiz