Ipatinga e Democrata-SL vão representar Minas Gerais na Série D do Campeonato Brasileiro em 2024. Nessa sexta-feira (15/3), o Itabuna, um dos adversários dos times mineiros no Grupo A6, anunciou uma parceria com o Vitória para empréstimo de atletas.
O clube baiano também informou que mandará seus jogos no Estádio Roberto Santos, mais conhecido como Estádio de Pituaçu, em Salvador, a 425 quilômetros do município de Itabuna. A nova casa tem capacidade para 32 mil pessoas.
O anúncio foi feito pelo próprio Itabuna em suas redes sociais. Confira:
Grupo A6 da Série D
Além de Democrata-SL e Ipatinga, o Itabuna terá como adversários no Grupo A6 da Série D Real Noroeste-ES, Serra-ES, Audax-RJ, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ.
O Nova Iguaçu é um “velho conhecido” do Itabuna, pois as equipes se enfrentaram na primeira fase da Copa do Brasil de 2024. O time do Rio de Janeiro aplicou uma sonora goleada por 8 a 0.
Na fase de grupos da Série D, oito equipes se enfrentam em turno e returno, totalizando 14 rodadas. Os quatro mais bem colocados se classificam para a segunda fase, disputada em formato de mata-mata com jogos de ida e volta.
Formato da Série D
A Série D 2024 terá o mesmo formato de 2023. Dos 64 participantes, quatro vão subir à Série C em 2025. Veja o detalhamento de cada fase do torneio:
- 1ª Fase: 64 clubes distribuídos em oito grupos de oito clubes com jogos de turno e returno (os quatro melhores de cada chave avançam);
- 2ª Fase: 32 clubes distribuídos em 16 confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Oitavas de final: 16 clubes distribuídos em oito confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Quartas de final: oito clubes distribuídos em quatro confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Semifinal: quatro clubes distribuídos em dois confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Final: dois clubes protagonizam a decisão em jogos de ida e volta.