A Federação Paraense de Futebol (FPF) publicou errata no regulamento do Campeonato Paraense com a competição em andamento. No comunicado, altera os critérios de classificação para a Série D de 2025.
Antes, o documento oficial previa que as duas vagas para a Quarta Divisão nacional de 2025 previstas por meio do estadual seguiriam a ordem dos times mais bem colocados na classificação geral do torneio. Assim, inicialmente, campeão e vice se classificariam. Caso um dos dois já estivesse garantido na Série D por outros meios ou não fosse utilizar a vaga, quem a herdaria seria o terceiro colocado do Paraense e assim por diante.
Se esse critério fosse mantido, os times paraenses classificados à Quarta Divisão já estariam determinados. Nesse fim de semana, as semifinais do estadual foram definidas: Remo x Tuna Luso, Paysandu x Águia de Marabá.
Como Remo e Paysandu disputam, respectivamente, as Séries C e B em 2024, não vão utilizar as vagas para a D de 2025. Assim, Tuna Luso e Águia de Marabá as herdariam.
Contudo, na última sexta-feira (15/3), antes da disputa das semifinais, a FPF publicou errata com mudança no regulamento. Agora, caso campeão e vice do Paraense não precisem das vagas para a Quarta Divisão Nacional do ano seguinte, quem as herdará serão os times mais bem colocados na Copa Grão-Pará.
O torneio é uma espécie de repescagem do estadual, para definir vagas para a Série D e a Copa do Brasil do ano seguinte.
Entenda os novos critérios
A Copa Grão Pará é disputada entre os times que foram eliminados nas quartas de final do Campeonato Paraense (neste ano: São Francisco, Bragantino, Caeté e Santa Rosa) e os times eliminados nas semifinais do estadual.
Na primeira fase do torneio, os eliminados das quartas se enfrentam – São Francisco x Bragantino, Caeté x Santa Rosa. Os vencedores desses confrontos enfrentarão os perdedores das semifinais do Paraense. Quem ganhar, então, vai à decisão.
A equipe campeã da Copa Grão Pará garantirá vaga na Copa do Brasil de 2025, além de ocupar, agora, a primeira colocação na “lista de espera” por uma vaga na Série D do ano que vem.
Assim, se os dois finalistas do Paraense não forem utilizar as vagas para a Quarta Divisão de 2025, quem as herdará serão os finalistas da Grão-Pará. Caso algum deles também não pegue as vagas, elas passas para o terceiro colocado da Grão-Pará e assim por diante.
Classificação para a Copa do Brasil
O Campeonato Paraense confere aos participantes três vagas para a disputa da Copa do Brasil do ano seguinte.
Quem as ocupa são o campeão e o vice estadual, além do campeão da Copa Grão-Pará.
Caso um desses três times garanta vaga para a Copa do Brasil por outros meios, a equipe que herdará a vaga será a vice-campeã da Grão-Pará.