O Santa Cruz oficializou a tentativa de “virar a mesa” na Série D do Campeonato Brasileiro. Sem divisão nacional em 2024, o clube pernambucano quer a vaga do Democrata de Sete Lagoas, um dos representantes de Minas Gerais na competição.
A assessoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou à reportagem de No Ataque que o Santa Cruz enviou o pedido de liminar para suspender o início da Série D.
“Recebemos ontem a medida inominada com pedido de liminar, que foi enviada ao presidente e ainda não tem despacho. Temos que aguardar o retorno do presidente, que abriu vista para as partes de manifestarem. Quando ele tiver esse retorno, dará um parecer”.
Assessoria do STJD
Conhecido pela numerosa torcida no estado de Pernambuco, o Santa Cruz amargou sucessivos rebaixamentos no Campeonato Brasileiro até ficar sem divisão em 2024. Veja a linha do tempo:
- 2016: caiu da Série A para a B
- 2017: caiu da Série B para a C
- 2021: caiu da Série C para a D
- 2023: eliminado na 1ª fase da Série D
- 2024: sem divisão nacional
A esperança para os aficionados é que o Santinha está garantido na Série D de 2025, pois terminou o Campeonato Pernambucano deste ano como semifinalista (caiu nos pênaltis para o Sport).
Lei Geral do Esporte
Com base no artigo 193 na Lei Geral do Esporte (leia a redação abaixo), o Santa Cruz contesta a presença do Democrata na quarta divisão do Brasileirão. Isso porque o clube mineiro caiu para o Módulo II como lanterna do estadual em 2023.
A participação de organizações esportivas em competições de responsabilidade das organizações esportivas que administram e regulam a respectiva modalidade dar-se-á em virtude de critério técnico previamente definido, conforme os próprios regulamentos.
§ 1º Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de organização esportiva em razão de colocação obtida em competição anterior.
§ 2º Fica vedada a adoção de qualquer outro critério não previsto no regulamento da respectiva organização esportiva, especialmente o convite.
Por que o Democrata-SL se classificou para a Série D?
O Democrata-SL se classificou para a Série D por causa das desistências de clubes que terminaram em colocação superior no Mineiro.
Villa Nova e Democrata de Governador Valadares, titulares originais das vagas, abriram mão alegando dificuldades financeiras. O mesmo ocorreu com a Caldense, rebaixada ao Módulo II na penúltima posição.
Ipatinga e Patrocinense são os outros dois times de Minas garantidos na Série D de 2024 via estadual. Já o Pouso Alegre é um dos quatro que caíram na Série C de 2023.
O estado ainda tem Athletic e Tombense na Série C; América na B; e Atlético e Cruzeiro na A.
Como o Democrata recebeu a ação do Santa Cruz?
Em seu site oficial, o Democrata publicou nota para explicar que recebeu “com surpresa e tranquilidade” a intenção do Santa Cruz de contestar a presença do clube na Série D. Leia a íntegra do comunicado.
Recebemos com supresa e tranquilidade a notícia de que o Santa Cruz pleiteará a vaga do Democrata FC na Série D do Brasileiro 2024.
Clubes melhores colocados do que o Democrata no Módulo 1 do Mineiro 2022 abriram mão da vaga até que chegou a nós, apesar de termos sido os últimos colocados no Mineiro.
Assim, fomos convidados pela CBF, respeitando critérios técnicos, e aceitamos, sendo que, inclusive, já participamos do Conselho Técnico da Competição e somos parte da tabela que já foi divulgada.
Não há nenhuma providência a ser adotada por enquanto, até porque não temos sequer a confirmação de que já houve ajuizamento de alguma medida.
Contudo, obviamente, seguimos atentos e acompanhando a situação.
Democrata na Série D 2024
Conforme ressaltado pelo próprio Democrata, a Confederação Brasileira de Futebol já divulgou a tabela da Série D, prevista para começar em 28 ou 29 de abril (clique aqui).
O Jacaré está na chave A6, que conta também com Itabuna-BA, Real Noroeste-ES, Serra-ES, Ipatinga-MG, Audax-RJ, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ.
- Leia também: Veja a tabela do Democrata-SL na Série D 2024
A Série D 2024 terá o mesmo formato de 2023. Dos 64 participantes, quatro vão subir à Série C em 2025. Veja o detalhamento de cada fase do torneio:
- 1ª Fase: 64 clubes distribuídos em oito grupos de oito clubes com jogos de turno e returno (os quatro melhores de cada chave avançam);
- 2ª Fase: 32 clubes distribuídos em 16 confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Oitavas de final: 16 clubes distribuídos em oito confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Quartas de final: oito clubes distribuídos em quatro confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Semifinal: quatro clubes distribuídos em dois confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
- Final: dois clubes protagonizam a decisão em jogos de ida e volta.