SÉRIE D

Série D 2024: clube tradicional oficializa tentativa de ‘virada de mesa’

Santa Cruz está de olho na vaga do Democrata de Sete Lagoas, um dos representantes de Minas Gerais na competição
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Santa Cruz oficializou a tentativa de “virar a mesa” na Série D do Campeonato Brasileiro. Sem divisão nacional em 2024, o clube pernambucano quer a vaga do Democrata de Sete Lagoas, um dos representantes de Minas Gerais na competição.

A assessoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou à reportagem de No Ataque que o Santa Cruz enviou o pedido de liminar para suspender o início da Série D.

“Recebemos ontem a medida inominada com pedido de liminar, que foi enviada ao presidente e ainda não tem despacho. Temos que aguardar o retorno do presidente, que abriu vista para as partes de manifestarem. Quando ele tiver esse retorno, dará um parecer”.

Assessoria do STJD

Conhecido pela numerosa torcida no estado de Pernambuco, o Santa Cruz amargou sucessivos rebaixamentos no Campeonato Brasileiro até ficar sem divisão em 2024. Veja a linha do tempo:

  • 2016: caiu da Série A para a B
  • 2017: caiu da Série B para a C
  • 2021: caiu da Série C para a D
  • 2023: eliminado na 1ª fase da Série D
  • 2024: sem divisão nacional

A esperança para os aficionados é que o Santinha está garantido na Série D de 2025, pois terminou o Campeonato Pernambucano deste ano como semifinalista (caiu nos pênaltis para o Sport).

Lei Geral do Esporte

Com base no artigo 193 na Lei Geral do Esporte (leia a redação abaixo), o Santa Cruz contesta a presença do Democrata na quarta divisão do Brasileirão. Isso porque o clube mineiro caiu para o Módulo II como lanterna do estadual em 2023.

A participação de organizações esportivas em competições de responsabilidade das organizações esportivas que administram e regulam a respectiva modalidade dar-se-á em virtude de critério técnico previamente definido, conforme os próprios regulamentos.

§ 1º Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de organização esportiva em razão de colocação obtida em competição anterior.

§ 2º Fica vedada a adoção de qualquer outro critério não previsto no regulamento da respectiva organização esportiva, especialmente o convite.

Por que o Democrata-SL se classificou para a Série D?

O Democrata-SL se classificou para a Série D por causa das desistências de clubes que terminaram em colocação superior no Mineiro.

Villa Nova e Democrata de Governador Valadares, titulares originais das vagas, abriram mão alegando dificuldades financeiras. O mesmo ocorreu com a Caldense, rebaixada ao Módulo II na penúltima posição.

Ipatinga e Patrocinense são os outros dois times de Minas garantidos na Série D de 2024 via estadual. Já o Pouso Alegre é um dos quatro que caíram na Série C de 2023.

O estado ainda tem Athletic e Tombense na Série C; América na B; e Atlético e Cruzeiro na A.

Como o Democrata recebeu a ação do Santa Cruz?

Em seu site oficial, o Democrata publicou nota para explicar que recebeu “com surpresa e tranquilidade” a intenção do Santa Cruz de contestar a presença do clube na Série D. Leia a íntegra do comunicado.

Recebemos com supresa e tranquilidade a notícia de que o Santa Cruz pleiteará a vaga do Democrata FC na Série D do Brasileiro 2024.

Clubes melhores colocados do que o Democrata no Módulo 1 do Mineiro 2022 abriram mão da vaga até que chegou a nós, apesar de termos sido os últimos colocados no Mineiro.

Assim, fomos convidados pela CBF, respeitando critérios técnicos, e aceitamos, sendo que, inclusive, já participamos do Conselho Técnico da Competição e somos parte da tabela que já foi divulgada.

Não há nenhuma providência a ser adotada por enquanto, até porque não temos sequer a confirmação de que já houve ajuizamento de alguma medida.

Contudo, obviamente, seguimos atentos e acompanhando a situação.

Democrata na Série D 2024

Conforme ressaltado pelo próprio Democrata, a Confederação Brasileira de Futebol já divulgou a tabela da Série D, prevista para começar em 28 ou 29 de abril (clique aqui).

O Jacaré está na chave A6, que conta também com Itabuna-BA, Real Noroeste-ES, Serra-ES, Ipatinga-MG, Audax-RJ, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ.

A Série D 2024 terá o mesmo formato de 2023. Dos 64 participantes, quatro vão subir à Série C em 2025. Veja o detalhamento de cada fase do torneio:

  • 1ª Fase: 64 clubes distribuídos em oito grupos de oito clubes com jogos de turno e returno (os quatro melhores de cada chave avançam);
  • 2ª Fase: 32 clubes distribuídos em 16 confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
  • Oitavas de final: 16 clubes distribuídos em oito confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
  • Quartas de final: oito clubes distribuídos em quatro confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
  • Semifinal: quatro clubes distribuídos em dois confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta;
  • Final: dois clubes protagonizam a decisão em jogos de ida e volta.
Compartilhe