O Patrocinense anunciou, nessa quinta-feira (4/4), a contratação do técnico Estevam Soares, de 67 anos, para comandar o time na Série D do Campeonato Brasileiro este ano. O treinador acumula passagens importantes por dois gigantes da Série A – Palmeiras e Botafogo.
Depois de ser rebaixado ao Módulo II por desistir do Campeonato Mineiro, o Patrocinense promoveu algumas mudanças no departamento de futebol do clube. Mirando a sequência da temporada, o time quer se reeguer na Série D.
Estevam estava longe da beira dos gramados desde 2021, quando treinou o Desportivo Aliança, de Alagoas. Desde então, ele estava trabalhando na Secretaria de Esportes de Barueri. O comandante volta a ativa com a missão de preparar a equipe – que também vem sendo reformulada – para a Quarta Divisão.
O técnico acumula passagens por muitos times, inclusive, tem experiência no futebol mineiro. Ele já treinou a URT e o Tupi.
Contudo, os trabalhos de destaque de Estevam foram à frente de grandes times da Série A. Pelo Palmeiras, em 2004, o treinador levou a equipe ao quarto lugar do Brasileirão e garantiu a classificação à Libertadores do ano seguinte. Já no Botafogo, chegou para salvar o time do rebaixamento, em 2009, e cumpriu. No ano seguinte, ajudou na montagem do elenco campeão carioca.
Mudanças para Série D
Ainda que em crise financeira, o Patrocinense investiu nas reformulações. O clube fechou nova parceria com a AIR Sports. A mudança obrigou que o presidente Ronaldo Correia trocasse a comissão e a diretoria. Além de mandar embora alguns atletas, anunciou novos membros para o departamento de futebol.
O técnico do Patrocinense era Célio Lúcio, de 53 anos, que não chegou a comandar a equipe. Isto porque ele havia sido contratado depois da desistência do Mineiro, já mirando a preparação para o restante da temporada.
Tiago Pires será o gerente de futebol nesta temporada. Além dele, Vitor Bill, que esteve no clube em 2023, retornou ao cargo de auxiliar técnico. Por fim, Anderson Rocha foi anunciado como diretor executivo de futebol.
Com a nova parceria com a empresa, ficou acordado que os empresários serão responsáveis pelas despesas legais do clube: contratação, registros, transferências, salários e acertos trabalhistas.
Patrocinense na Série D
Em 2023, o Patrocinense fez boa campanha na Série D, mas acabou eliminado nas oitavas de final, para o Portuguesa-RJ.
Este ano, o CAP está no Grupo A7 da Série D, ao lado de Pouso Alegre, Costa Rica-MS, Maringá, Água Santa, Inter de Limeira, Santo André e São José-SP. A estreia na competição será em casa contra o Água Santa, no dia 28 ou 29 de abril.