SÉRIE D

Série D 2024: goleiro formado no Atlético pega pênalti e ajuda Retrô a conquistar acesso

Retrô conquistou o acesso à Terceira Divisão Nacional ao vencer Brasiliense nos pênaltis no jogo de volta das quartas de final da Série D
Foto do autor
Compartilhe

O Retrô Futebol Clube conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 ao bater o Brasiliense nos pênaltis, por 3 a 2, no jogo de volta das quartas de final da Série D. As equipes se enfrentaram na tarde deste domingo (1º/9), no Estádio Serejão, em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal.

No tempo normal, o Brasiliense ganhou por 1 a 0, gol do meia Rodolfo, aos 39 minutos do primeiro tempo. O placar foi suficiente somente para levar o duelo aos pênaltis, visto que o Retrô havia vencido na ida, também por 1 a 0, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (PE).

No tiro livre de 11 metros, brilhou a estrela do goleiro Darley, de 34 anos, que defendeu a última cobrança do Brasiliense e colocou o Retrô na Série C. Nascido em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o jogador atuou na base do Atlético, teve longa trajetória na Europa pelo Feyenoord, da Holanda, e passou por América e Tombense.

Darley chegou ao Retrô em janeiro de 2024, mas passou grande parte da temporada na reserva. Ele só assumiu a titularidade na última rodada da fase de grupos da Série D, entrando no lugar de Paulo Ricardo. Curiosamente, as classificações anteriores da equipe ocorreram nos pênaltis: América-RN (2ª fase) e Manauara (oitavas de final).

O ex-goleiro do Atlético pegou duas cobranças contra o América-RN (vitória por 7 a 6) e uma diante do Manauara (vitória por 4 a 1). Graças à participação de Darley, o Retrô subiu para a Terceira Divisão Nacional e terá pela frente na semifinal a Itabaiana, que segurou o 0 a 0 com o Treze, na Paraíba, e avançou em razão do triunfo por 3 a 1 no primeiro jogo, em Sergipe.

Retrô Futebol Clube

Fundado em fevereiro de 2016, o Retrô ganhou notoriedade no futebol nacional por causa de suas ambições. O clube conta com um dos mais modernos centros de treinamento do Nordeste, cuja construção foi orçada em R$ 35 milhões. Além disso, estabeleceu o objetivo de, em médio prazo, alcançar a promoção à Série B do Brasileiro.

O CT do Retrô dispõe de dois campos oficiais, quatro minicampos, quadra poliesportiva, piscina, hotel, área administrativa, departamentos médico e de nutrição, salão de jogos, entre outros. Existe um projeto em andamento para a construção de um estádio com 10 a 12 mil lugares, inspirado no estilo clássico de clubes da Inglaterra.

O nome por trás de tudo isso é Laércio Guerra, que fez fortuna como empresário na área de educação à frente do Centro Universitário Brasileiro (Unibra). Torcedor e ex-dirigente do Sport, o fundador do Retrô também administra uma academia e um restaurante, ambos vinculados à instituição de ensino, e uma construtora de casas de condomínio fechado.

Compartilhe