O acesso inédito do Retrô, de Pernambuco, para Série C do Campeonato Brasileiro, conquistado nesse domingo (1/9), no estádio Serejão, em Brasília, com vitória por 3 a 2 nos pênaltis sobre o Brasiliense pela volta das quartas de final da Série D, (após empate por 1 a 1 no placar agregado), tem como personagens velhos conhecidos das torcidas de Atlético e Cruzeiro.
O grande herói da conquista é cria do Galo. O goleiro Darley, de 34 anos, defendeu a última penalidade cobrada pelo Jacaré e colocou o time pernambucano na Terceira Divisão Nacional. Nascido em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o jogador atuou na base do Atlético de 2005 a 2007, teve longa trajetória na Europa pelo Feyenoord, da Holanda, e passou por América e Tombense.
O mineiro, que está no Retrô desde janeiro, só assumiu a titularidade na última rodada da fase de grupos da Série D. Desde então, tem sido o grande amuleto da equipe. Ele foi o herói de todas as classificações da equipe nordestina: pegou duas cobranças na disputa de pênaltis conta o América-RN, na segunda fase (vitória por 7 a 6), e uma diante do Manauara, nas oitavas de final (vitória por 4 a 1), além da defesa que garantiu o acesso nas quartas, contra o Brasiliense.
Retrô tem outro velho conhecido do Atlético
Outro ex-jogador do Atlético foi crucial para a conquista inédita do Retrô: o atacante Fernandinho, de 38 anos. Ele atuou pelo Galo entre 2013 e 2014, período no qual fez 47 partidas, marcou nove gols e distribuiu seis assistências.
Desde que chegou ao clube pernambucano, em janeiro de 2023, o atleta tem sido o grande destaque ofensivo da equipe. Ex-São Paulo, Grêmio (onde conquistou a Libertadores 2017) e Flamengo, Fernandinho oi o líder de participações em gols do time pernambucano na Série D deste ano: marcou quatro gols e distribuiu seis assistências em 14 jogos disputados – todos como titular.
Multicampeão ex-Seleção e Cruzeiro
O elenco do Retrô também conta com um ex-jogador do Cruzeiro: o lateral-direito e volante Jean, de 38 anos, campeão brasileiro por São Paulo (2008), Fluminense (2012) e Palmeiras (2016 e 2018), e campeão da Copa das Confederações de 2013 pela Seleção Brasileira.
Jean, no entanto, não fez parte da campanha histórica na Série D. Ele iniciou a temporada como titular e disputou 14 jogos, por Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, mas lesionou-se antes do início da Quarta Divisão Nacional e não conseguiu entrar em campo na competição.
Antes de assinar com o Retrô em janeiro de 2023, o último time de Jean havia sido o Cruzeiro, em 2020, emprestado pelo Palmeiras. Na Raposa, ele não conseguiu sequência – após disputar nove jogos com a camisa celeste, por Mineiro e Série B, o defensor sofreu lesão no joelho esquerdo e rescindiu o contrato de empréstimo em outubro daquele ano. Após o fim do vínculo com o alviverde paulista, em janeiro de 2021, o atleta chegou a ficar dois anos completos sem atuar profissionalmente, mas ganhou chance de “recomeçar” na equipe de Pernambuco.
Retrô Futebol Clube
Fundado em fevereiro de 2016, o Retrô ganhou notoriedade no futebol nacional por causa de suas ambições. A agremiação conta com um dos mais modernos centros de treinamento do Nordeste, cuja construção foi orçada em R$ 35 milhões. Além disso, estabeleceu o objetivo de, em médio prazo, alcançar a promoção à Série B do Brasileiro.
O CT do Retrô dispõe de dois campos oficiais, quatro minicampos, quadra poliesportiva, piscina, hotel com 64 apartamentos, área administrativa, departamentos médico, de fisologia e nutrição, salão de jogos, entre outros. Existe um projeto em andamento para a edificação de um estádio com 10 a 12 mil lugares, inspirado no estilo clássico de clubes da Inglaterra.
O nome por trás de tudo isso é Laércio Guerra, que fez fortuna como empresário na área de educação à frente do Centro Universitário Brasileiro (Unibra). Torcedor e ex-dirigente do Sport, o fundador do Retrô também administra uma academia e um restaurante, ambos vinculados à instituição de ensino, e uma construtora de casas em condomínios fechados.