A última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2025 definiu os classificados para a Série D do Brasileiro de 2026. Democrata de Governador Valadares e Uberlândia se juntaram ao Betim, que já havia garantido a vaga de forma antecipada.
O Democrata enfrentou o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e venceu de virada por 2 a 1, chegando a 11 pontos. A campanha geral foi de três vitórias, dois empates e três derrotas, com oito gols marcados e nove sofridos.
Já o Uberlândia perdeu para o Pouso Alegre por 2 a 1, no Estádio Manduzão. O time do Triângulo Mineiro contou com tropeços de concorrentes para assegurar a oitava melhor campanha geral – duas vitórias, três empates e três derrotas (nove pontos).
Dos mineiros na Série D de 2026, o Betim foi o que obteve o melhor aproveitamento no estadual: quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota (15 pontos).
Apesar da ótima performance, o clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte não se qualificou para as semifinais, visto que Tombense e Atlético, ambos no grupo A, somaram 16 pontos.
Vaga herdada?
Existe a possibilidade de as vagas na Série D de 2026 serem herdadas. Isso porque Uberlândia, Itabirito e Pouso Alegre vão disputar a competição em 2025 em razão do desempenho no Mineiro de 2024.
Dos três mineiros na Série D de 2025, somente o Uberlândia está garantido em 2026. Se o time subir para a C, os próximos da linha sucessória seriam justamente Itabirito e Pouso Alegre – que também estão no páreo por vaga na Terceira Divisão Nacional.
De forma bastante remota, a “fila” da herança poderia contemplar Aymorés e Villa Nova, rebaixados ao Módulo 2.
Formato da Série D
A Série D de 2026 deverá ter o mesmo formato de 2025: 64 times divididos em oito grupos, totalizando 14 rodadas na primeira fase (turno e returno).
Os quatro mais bem colocados de cada chave avançam à segunda fase. Dali em diante, haverá confrontos eliminatórios de ida e volta até que sejam conhecidos os semifinalistas (promovidos à Série C) e, posteriormente, o campeão.