O Pouso Alegre estreia na Série D do Campeonato Brasileiro neste sábado (19/6), contra o Água Santa. Ídolo do Cruzeiro, o ex-jogador Henrique é gerente de futebol do clube do Sul de Minas.
Rebaixado na Série C em 2023, o Pousão também disputou a Quarta Divisão no ano passado, mas foi eliminado ainda na primeira fase. Neste ano, o Dragão do Mandu busca um melhor desempenho para conquistar o acesso.
Entretanto, não terá caminho fácil. O rubro-negro está no Grupo F da Série D, ao lado de clubes relevantes do Sudeste. A chave conta com Boavista, Maricá, Nova Iguaçu, Porto Vitória, Portuguesa, Rio Branco e Água Santa. Para avançar à segunda fase, precisa ser, ao menos, o quarto melhor entre esses.
Reforços para 2025
De olho na Série D, o Pouso Alegre anunciou dez reforços na última semana. Tratam-se do goleiro Pablo Kaíque; os laterais-esquerdos Gustavo Kuhn e Ruan Souza; os zagueiros Lailton e Itambé; os meias Ravanelli, Adsson e Riquelmy; e os atacantes Léo Muchacho e Alan Leite.
O treinador do rubro-negro para o campeonato é Emerson Ávila, que foi auxiliar técnico e comandante do sub-20 do Cruzeiro.
No Campeonato Mineiro, o clube acabou eliminado na primeira fase. Agora resta apenas a disputa da Série D em 2025, já que o Pousão perdeu para o Athletico-PR na estreia pela Copa do Brasil.
Henrique no Pouso Alegre
Aos 39 anos, Henrique foi anunciado como gerente de futebol do Pouso Alegre em 14 de dezembro de 2024. Ele assumiu um cargo de gestão em um clube profissional pela primeira vez desde que anunciou a aposentadoria dos gramados, em 21 de dezembro de 2023.
Quando confirmou o fim da carreira de jogador, o ex-volante estava sem atuar havia mais de três anos por causa de uma sequência de problemas físicos após uma lesão no menisco lateral do joelho direito, em 2020.
Neste ano, o ídolo do Cruzeiro chegou a atuar como treinador interino do Pouso Alegre em duas partidas do Campeonato Mineiro, após a demissão do técnico Igor Guerra, que perdeu para o América por 7 a 0.
Inclusive, Henrique comandou o rubro-negro na partida contra o Atlético, arquirrival do Cruzeiro, clube em que é ídolo.
Henrique no Cruzeiro
Henrique é multicampeão pelo Cruzeiro. No clube celeste, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e seis Campeonatos Mineiros (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
Ao todo, foram 524 jogos e 27 gols marcados do volante com a camisa celeste.