Os três representantes mineiros na Série D do Campeonato Brasileiro – Pouso Alegre, Uberlândia e Itabirito – vivenciaram situações contrastantes entre si na 12ª rodada: um venceu, um empatou e outro perdeu.
O Pouso Alegre derrotou o Boavista no Manduzão por 2 a 0 – gols de Muchacho e Thiago no primeiro tempo – e subiu para a quarta posição do Grupo F. O resultado garante que o Pouso Alegre depende só de si para ir ao mata-mata – os quatro primeiros de cada grupo avançam, e restam apenas duas rodadas.
O Uberlândia arrancou empate por 1 a 1 com o Operário-MS, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Matheus Henrique abriu o placar para o time da casa aos 25 minutos do primeiro tempo, mas Leandro, aos 38 do segundo, deixou tudo igual. A equipe do Triângulo Mineiro é a quarta colocada do Grupo G, com 16 pontos.
Ao contrário dos dois primeiros, o Itabirito vive situação dramática e já não tem chances de classificação. A equipe perdeu por 1 a 0 para o Goiatuba no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O gol solitátio de Jhonatan afundou o Gato do Mato na lanterna da chave G, com 10 pontos – o vice-lanterna Operário-MS pontuou e chegou a 11.