Figurinhas carimbadas do futebol nacional disputaram a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025. Dois desses jogadores fizeram sucesso no passado com as camisas de Flamengo e América. E os times que eles representam atualmente deixaram escapar o acesso à Série C nos confrontos de volta das quartas de final, na tarde deste sábado (6/9).
Em Santa Catarina, o Cianorte perdeu para o Barra por 1 a 0, com gol sofrido aos 46 minutos do segundo tempo. Hernane Brocador, de 39 anos, saiu do banco de reservas para tentar balançar a rede para a equipe paranaense quando o duelo ainda estava empatado. Contudo, não obteve sucesso.
A participação de Hernane na Série D, aliás, foi bastante modesta. Ele começou como titular em apenas três das nove partidas, com um gol marcado e uma assistência. Antes de ser contratado pelo Cianorte, o veterano atuou pelo Nacional-AM.
Em 2013, Brocador viveu o auge da carreira pelo Flamengo: 36 gols em 58 jogos. Na campanha do título da Copa do Brasil, marcou oito vezes em 11 partidas. Também se destacou no Carioca (12 gols em 16 jogos) e no Brasileirão (16 gols em 31 jogos).
Se Hernane não teve bom desempenho na Série D, Marcelo Toscano, ex-América, é o vice-artilheiro do torneio. Defendendo o ASA, de Alagoas, o atacante de 40 anos soma nove gols em 20 jogos.
Curiosamente, no embate contra o Maranhão, Toscano ficou no banco de reservas e viu o ASA levar dois gols no primeiro tempo. Ele entrou na etapa final, porém sua equipe sofreu o terceiro tento e perdeu por 3 a 0 no Estádio Fumeirão, em Arapiraca (AL).
Em duas passagens pelo América, Toscano contabilizou 22 gols em 134 jogos e participou de momentos históricos: os acessos da Série B para A, em 2015 e 2020, e a ida à semifinal da Copa do Brasil, também em 2020.
No Coelho, Toscano é lembrado principalmente pela performance na Série B de 2015, em que marcou 14 gols em 35 partidas e formou dupla com Richarlison, atacante do Tottenham e da Seleção Brasileira.
Datas e confrontos das semifinais da Série D
A Série D definiu três dos quatro promovidos à Terceira Divisão: Barra, Inter de Limeira e Maranhão. O outro semifinalista será América de Natal ou Santa Cruz. Os times enfrentam neste domingo (7/9), às 19h, na Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte.
O Santa Cruz está em vantagem por ter ganhado o jogo de ida das quartas por 1 a 0. O clube pernambucano precisa de um empate na volta, enquanto o América tem de vencer por dois gols de diferença para não depender da disputa por pênaltis.
Por ter melhor desempenho acumulado na Série D, a Inter de Limeira jogará em casa a segunda partida da semifinal contra o Barra. O mesmo vale para América ou Santa Cruz em relação ao Maranhão.
- Inter de Limeira – 42 pontos: 12 vitórias, 6 empates, 2 derrotas
- Barra – 40 pontos: 12 vitórias, 4 empates, 4 derrotas
- América de Natal – 35 pontos: 10 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, +14 gols de saldo
- Santa Cruz – 35 pontos: 10 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, +11 gols de saldo
- Maranhão – 32 pontos: 8 vitórias, 8 empates, 4 derrotas
Jogos de ida: 13 ou 14 de setembro
- Barra x Inter de Limeira
- Maranhão x América de Natal/Santa Cruz
Jogos de volta: 20 ou 21 de setembro
- Inter de Limeira x Barra
- América de Natal/Santa Cruz x Maranhão
Final da Série D
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol, as finais da Série D estão previstas para os dias 28 de setembro e 5 de outubro.