Promovido à Série C do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz disputará o título da Série D contra o Barra. O jogo de ida será neste sábado (27/9), às 17h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Já o duelo de volta ocorrerá no dia 4 de outubro, às 16h, na Arena Barra FC, em Itajaí (SC).
Um dos titulares do Santa foi formado na base do Cruzeiro. Trata-se de Eurico, que começou a carreira como volante e há algum tempo se estabeleceu na posição de zagueiro. O atleta de 31 anos disputou 22 partidas como titular na Série D.
Em entrevista coletiva veiculada pela TV Coral, Eurico avaliou a campanha do Santa Cruz na Quarta Divisão Nacional. São 11 vitórias, sete empates e quatro derrotas, com 27 gols marcados e 15 sofridos.
“Avalio como satisfatória. Nosso objetivo era conseguir o acesso. Graças a Deus conseguimos. Sinto-me honrado por esse feito de subir de divisão. Agora é continuar trabalhando para ser campeão”.
Eurico, zagueiro do Santa Cruz
O Santa vive boa fase na parte defensiva. Na semifinal contra o Maranhão, o time não sofreu gol – venceu fora de casa, por 1 a 0, e empatou sem gols na Arena Pernambuco. Evitar que o adversário balance a rede é a principal meta de Eurico.
“Minha preocupação maior como zagueiro é não tomar gol. Sempre entro em campo querendo fazer o melhor para o Santa Cruz. Se não tomarmos gols, ficaremos mais próximos de vencer. Então, minha preocupação é ter uma excelente performance e não sofrer gol”.
Pressão psicológica diante da torcida
A torcida do Santa Cruz tem dado espetáculo à parte na Série D. Com média de público acima de 23 mil pagantes, o time deve receber 45 mil espectadores na Arena Pernambuco na tarde/noite deste sábado. Eurico avaliou o trabalho mental feito pelo técnico Marcelo Cabo e deixou um recado para os aficionados.
“A gente sabe que na decisão precisamos estar bem em todos os aspectos. Mas o que sobressai é a questão psicológica. Se estiver bem psicologicamente, vai poder fazer uma leitura do jogo melhor, peformar melhor. O Marcelo tem feito isso com a gente em reuniões e nos passando confiança juntamente com a psicóloga”.
“Deixo a mensagem de que vamos fazer nosso melhor, como sempre. Só tenho que agradecer ao torcedor. Está lindo de se ver a arena lotada, e o torcedor nos incentivando durante os 90 minutos. Cabe a nós, além do resultado positivo, ter uma performance boa dentro de campo para alegrar os torcedores”.
Eurico foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro
Em 2014, Eurico integrou o elenco do Cruzeiro que conquistou o Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Marcelo Oliveira, o então jovem recém-promovido do sub-20 disputou três partidas na Série A.
No único jogo como titular, o volante esteve em campo por 90 minutos no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, em Chapecó, pela 37ª rodada. O Cruzeiro já ostentava a faixa de campeão, pois tinha sete pontos à frente do São Paulo (77 a 70).
Eurico perdeu espaço no Cruzeiro após a saída do técnico Marcelo Oliveira, em maio de 2015. Posteriormente, ele passou por Ponte Preta, Náutico, Botafogo-SP, Ipatinga, Villa Nova, Alverca (Portugal) e Anadia FC (Portugal).
No primeiro semestre de 2025, Eurico disputou o Mineiro pelo Betim e, mesmo como zagueiro, destacou-se ao marcar três gols em 10 jogos. O clube da Região Metropolitana de BH terminou o estadual em sétimo e se qualificou para a Série D de 2026.