E começa a decisão! Santa Cruz e Barra-SC se enfrentam neste sábado (27/9), às 17h, na Arena Pernambuco, pelo jogo de ida da final da Série D do Campeonato Brasileiro. Já são mais de 40 mil ingressos vendidos para a partida. O No Ataque traz informações como escalações, arbitragem da partida e mais.
Se em 2024 a torcida do Santa Cruz viveu um pesadelo ao ver o time sem calendário nacional, o cenário mudou completamente em 2025. Com o acesso à Série C conquistado, a equipe briga pelo título. Na primeira fase, terminou em segundo no Grupo A, com 27 pontos. Foram oito vitórias, três empates e três derrotas, um aproveitamento de 64%.
A segunda fase foi com emoção. O Santa eliminou o Sergipe nos pênaltis. Nas oitavas de final, o mesmo susto: bateu o Altos nos pênaltis. Nas quartas de final, despachou o América-RN. Por fim, na semi, passou do Maranhão após uma vitória simples na ida e um empate sem gols na volta.
Do outro lado, o Barra-SC foi o líder do Grupo A8 na primeira fase, com 28 pontos – oito vitórias, dois empates, quatro derrotas e um aproveitamento de 61%. A equipe vive tempos áureos. Isso porque vai estrear na Série C em 2026. Os catarinenses disputaram a Série D pela primeira vez ano passado.
Na segunda fase desta edição, o Barra despachou o Cascavel. Nas oitavas de final, venceu o Ceilândia. Nas quartas, bateu o Cianorte. Por fim, na semifinal, eliminou a Inter de Limeira após vencer na ida por 2 a 0 e na volta por 3 a 2.
Jogo de volta
Em caso de empate no placar agregado, a decisão ocorrerá nos pênaltis. O jogo de volta será no domingo (4/10), às 16h, na Arena Barra FC, em Itajaí, em Santa Catarina.
Santa Cruz x Barra-SC: onde assistir
O duelo de ida da final da Série D entre Santa Cruz e Barra-SC será transmitido pelo Metrópoles, no YouTube.
Santa Cruz x Barra-SC: escalações
Santa Cruz
O técnico Marcelo Cabo não contará com o lateral-direito Israel, que lida com hérnia de disco, e o centroavante Ariel, com lesão na panturrilha.
- Provável escalação do Santa Cruz: Rokenedy, Toty, Eurico Lima, William Alves e Nathan; Pedro Favela, Gabriel Galhardo e William Júnior; Geovany, Renato e Thiago Galhardo.
Barra-SC
O comandante Eduardo Souza deve contar com praticamente o elenco completo. São apenas duas baixas: o lateral-esquerdo Lazaroni, com uma lesão na coxa esquerda, e o volante Paulinho, que sofreu uma fratura no rosto.
O time titular deve ser o mesmo dos confrontos da semifinal.
- Provável escalação do Barra-SC: Ewerton; Kayke, Jean Pierre, Vavá e Da Rocha; Natan, Henrique e Vitinho; Elvinho, Cléo Silva e Bernabé.
Santa Cruz x Barra-SC: arbitragem
- Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
- Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Acacio Menezes Leao (PA)
- VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)