A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na manhã desta quarta-feira (1/10), na sede da entidade no Rio de Janeiro, a mudança no formato da Série D do Campeonato Brasileiro. A partir de 2026, o torneio terá quase 100 times.
A Quarta Divisão tinha, até este ano, 64 times. Em 2026, contará 96 participantes. Além disso, seis equipes conquistarão o acesso para a Série C de 2027.
Para o ano que vem, 32 times já estão pré-classificados: todos os que disputaram a segunda fase da Série D deste ano. Como quatro garantiram o acesso – Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira -, a CBF deve substituí-los dando a quatro federações um segunda vaga, conforme o Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao fim de 2025.
O aumento da Série D era pedido antigo dos clubes e beneficiará diversas agremiações tradicionais que, sem as mudanças, ficariam sem divisão nacional no ano que vem – como América-RN e Sampaio Corrêa.
Entenda o novo formato da Série D para 2026
A competição começará no dia 5 de abril de 2026 e terminará em 13 de setembro. No total, cada equipe disputará no mínimo 10 jogos e, no máximo, 22. Entenda o formato de disputa.
- Primeira fase: 16 grupos de seis times, totalizando 480 partidas; os quatro melhores de cada chave avançam;
- Segunda fase: 64 equipes em 32 grupos (ida e volta)
- Terceira fase: 32 equipes em 16 grupos – todas garantem vaga na Série D de 2027 (ida e volta)
- Oitavas de final: 16 equipes em oito grupos (ida e volta)
- Quartas de final: 8 equipes em quatro grupos (ida e volta)
- Playoffs: 4 times eliminados nas quartas de final (dois sobem à Série C)
- Semifinal: 4 equipes em dois grupos (ida e volta – todos sobem à Série C)
- Final: 2 times se enfrentam em jogos de ida e volta