FUTEBOL NACIONAL

Por que Cavichioli, ex-América, fechou com clube da Série D?

Pilar do time titular do Coelho em 2021 e 2022, goleiro acertou com equipe que vai disputar a Série D em 2024; entenda os motivos da escolha
Foto do autor
Compartilhe

Ex-América, o goleiro Matheus Cavichioli foi anunciado nesta quarta-feira (10/1) pelo Água Santa, time que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano. Entenda por que o jogador, que já foi pilar do time titular do Coelho na Primeira Divisão e é considerado ídolo do clube, fechou com a equipe do interior paulista.

Cavichioli foi destaque do Coelho em 2021 e 2022, anos em que o time teve campanhas de destaque na Série A e conseguiu, respectivamente, classificações para as Copas Libertadores e Sul-Americana.

Em 2023, contudo, o goleiro de 37 anos não conseguiu repetir o sucesso dos anos anteriores – assim como a equipe do América em geral, que foi lanterna do Brasileiro e caiu para a Série B com cinco rodadas de antecedência. Cavichioli oscilou muito ao longo da temporada. Ele iniciou como titular, mas perdeu a posição para Mateus Pasinato em junho.

Em agosto, ele foi herói da classificação da equipe para as quartas de finais da Sul-Americana, após entrar no intervalo na partida de volta das oitavas, contra o Red Bull Bragantino, e defender duas cobranças na disputa de pênaltis. Assim, se estabeleceu novamente como titular. Mais tarde, no entanto, Cavichioli voltou a oscilar e retornou ao banco de reservas – dessa vez, deu lugar a Jori.

O goleiro terminou o ano na reserva e nem sequer foi relacionado para a última partida do Coelho, contra o Goiás, no Serrinha, pela 38ª rodada do Brasileiro, pois foi dispensado pelo clube dias antes do jogo. O vínculo dele com o América ia até o fim do ano passado e não foi renovado. No total, Cavichioli fez 160 partidas pelo time mineiro.

Por que Cavichioli escolheu o Água Santa?

Léo Feijó, empresário do goleiro, revelou ao No Ataque que, a princípio, Cavichioli chega ao Água Santa apenas para a disputa do Campeonato Paulista – o contrato dele com o clube da cidade de Diadema vai até abril.

“Ele (Cavichioli) vai jogar no estadual mais competitivo do Brasil, na condição de ‘chegar para jogar’, para que ele possa se provar novamente e retornar à Série A”, disse o representante do jogador.

Salário ‘padrão América’

Léo contou que o salário de Cavichioli no Água Santa é no mesmo padrão do valor que ele recebia no América. Em 2023, ano em que o time foi vice-campeão estadual (chegou a a vencer o Palmeiras por 2 a 1 no primeiro jogo da final, mas perdeu por 4 a 0 na volta), a folha salarial girava em torno de R$ 800 mil mensais, valor que o colocava em patamar financeiro próximo às equipes disputavam a Série B do ano passado.

Na campanha finalista do Água Santa, foi pago ao elenco valor milionário só em ‘bicho’ para atletas e comissão técnica. Até as quartas de final, a bonificação já havia chegado a R$ 1,34 milhão.

Possibilidade de Cavichioli disputar a Série D

Apesar de a meta ser a volta de Cavichioli a um clube da Primeira Divisão após o Paulista, Léo Feijó não descarta uma possível permanência do goleiro no Água Santa para a Série D deste ano.

“Se tiver um ‘match’, e o Água Santa puder fazer um contrato longo, eu não vejo por que não. Mas a tendência é que o Matheus retorne para a Série A, é o plano A.”

Representante de Cavichioli detonou América: ‘Exterminador de goleiros’

Léo Feijó criticou a forma como o Coelho tratou Cavichioli no ano passado e detonou a forma como o clube utilizou os goleiros do elenco.

“Ele (Cavichioli) foi injustiçado pelo América na reta final. O clube foi um exterminador de goleiros na última temporada”

Léo Feijó, empresário de Matheus Cavichioli

O América não conseguiu ‘firmar’ um goleiro titular em 2023. Nas disputas de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, o Coelho utilizou quatro atletas, mas nenhum deles se destacou.

No ano passado, o América teve à disposição Matheus Cavichioli, Mateus Pasinato, Jori e o uruguaio Washington Aguerre – que se juntou ao grupo em setembro. Os quatro se ‘revezaram’ no gol ao longo da temporada. Em razão de erros individuais e até mesmo pela fase que o time passou no Brasileiro, os goleiros não foram bancados pelos técnicos.

Dos quatro atletas, dois já saíram do Coelho: Cavichioli e Aguerre não tiveram os contratos renovados e foram dispensados. Pasinato também não deve fazer parte do elenco americano que disputará a Série B neste ano, pois está próximo de fechar com o Cuiabá. Só Jori, que tem vínculo até 2025, deve ficar para a temporada.

O América anunciou a contratação do goleiro Dalberson nesta segunda-feira (8/1). O atleta, que passou pela base do Cruzeiro e disputou a Série C em 2023 pelo CSA, assinou com o clube mineiro até dezembro de 2024 e deve disputar a titularidade com Jori ao longo do ano.

Compartilhe