FUTEBOL MINEIRO

Time mineiro que jogará a Série D anuncia técnico que comandou o Cruzeiro

Treinador, que já comandou o clube em 2020 e 2021, terá a missão de liderar o time na elite do Mineiro e na inédita Série D do Brasileiro

Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

O Betim já tem um comandante para os desafios da temporada de 2026. Em anúncio feito nesta sexta-feira (26/9), o clube confirmou o retorno do técnico Emerson Ávila, um nome familiar à torcida que esteve à frente da equipe em 2020 e 2021. Ele chega com a responsabilidade de guiar o Time da Cidade em um ano que promete ser um marco em sua história.

Já integrado ao planejamento para o próximo ano, Ávila fez questão de enviar uma mensagem à torcida. O treinador manifestou seu orgulho e satisfação em voltar ao clube.

A grande novidade para 2026 é a participação do Betim na Série D do Campeonato Brasileiro pela primeira vez, um feito que, segundo o próprio técnico, “representa mais um marco do clube”. Além da competição nacional, a equipe disputará a elite do Campeonato Mineiro, consolidando um projeto esportivo ambicioso.

“É com muito orgulho e satisfação que retorno ao Betim Futebol num ano de extrema importância para todos, já que teremos um calendário muito rico em 2026. Além da disputa do Mineiro, para a qual já estamos dedicando os nossos esforços, também vamos representar a cidade num Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história, o que representa mais um marco do clube”, ressaltou.

Ciente da importância do apoio vindo das arquibancadas, o comandante convocou a torcida para os desafios que virão. “Contamos com o apoio do torcedor guerreiro, que é muito presente, para que seja mais um ano de muitas vitórias e conquistas. Que possamos honrar a camisa tricolor e o nome de Betim pelo Brasil”, afirmou Ávila.

Com vasta experiência no futebol mineiro e nacional, Emerson Ávila acumula passagens recentes por Pouso Alegre, Aparecidense e Londrina.

Emerson Ávila no Cruzeiro

Com passagens por várias funções na base do Cruzeiro, Emerson Ávila treinou a equipe profissional de forma interina em algumas oportunidades.

Na final do Campeonato Mineiro de 2007, assumiu a vaga de Paulo Autuori, demitido depois da derrota por 4 a 0 para o Atlético, no jogo de ida, e comandou a vitória celeste por 2 a 0, na partida de volta – placar insuficiente para a conquista do título.

Em 2011, foi efetivado como treinador principal após a queda de Joel Santana. Ele deixou o cargo depois de apenas seis jogos, com quatro derrotas e dois empates, sendo substituído por Vagner Mancini.

Em 2009, Ávila era auxiliar de Adilson Batista no vice-campeonato da Copa Libertadores.

Em 2017, Emerson Ávila ganhou os títulos do Campeonato Brasileiro e da Supercopa como treinador do sub-20 do Cruzeiro. No ano seguinte, ele assumiu a coordenação técnica da base celeste.

Além dos trabalhos no Cruzeiro, Emerson Ávila foi técnico da Seleção Brasileira nas categorias sub-17 e sub-20, entre 2010 e 2013. Em 2007, o mineiro conquistou o vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Ipatinga, garantindo acesso à elite nacional.

Compartilhe
google-news-logo