SÉRIE D

Pai de artilheiro do Athletic na Série D é ídolo do Coritiba e viu ‘Cristiano Ronaldo nascer’

Leonardo Brandão é filho do ex-centroavante Brandão, referência do Coritiba nos anos de 1990 e com passagens expressivas por clubes portugueses

Compartilhe
google-news-logo

Destaque do Athletic na Série D do Campeonato Brasileiro, com sete gols em 16 jogos, o atacante Leonardo Brandão é filho do ex-centroavante Brandão, referência do Coritiba nos anos de 1990 e com passagens expressivas por clubes portugueses.

Brandão foi revelado pelos Caxias-RS no início da década de 1990. Ele se destacou por ser artilheiro no derby contra o Juventude. “Sempre consegui me destacar nos clássicos, sempre fiz gol. Foram poucos Ca-Jus nos quais eu não marquei”, disse Brandão, em entrevista ao Ca-Ju Podcast, do site GZH.

Em 1995, Brandão se transferiu para o Coritiba, clube no qual se tornou ídolo. Com a camisa do Coxa, ele foi autor de 54 gols. “Amo o Coxa e só tenho orgulho de ter vestido essa camisa no período de 1995 a 2000”, comentou o ex-artilheiro, ao site do time paranaense, no ano passado.

Brandão em Portugal

Destaque no Brasil, o centroavante chamou atenção dos portugueses. Na Europa, ele defendeu Belenenses, Vitória de Guimarães e Santa Clara. Nos três clubes, fez muitos gols e colecionou histórias dentro e fora de campo.

Em Portugal, ele viu nascer para o futebol o craque Cristiano Ronaldo.

“O Cristiano Ronaldo estava nascendo, subindo para o profissional. E ali começou a se destacar, realmente era diferenciado. Sempre teve muita força, fazia muito gol. Naquele ano, ele jogou contra nós, tivemos dois jogos, um em Lisboa, no campo do Sporting, e outro nos Açores. No jogo em Lisboa eu lembro que ele realmente fez a diferença”, disse o atacante, ao Ca-Ju Podcast, do site GZH.

Filho artilheiro

Leonardo Henrique Riboldi Dal Osto é o filho goleador que seguiu os passos do pai. Conhecido por Leonardo Brandão, em homenagem ao progenitor, ele participou de 16 jogos e marcou sete gols pelo Athletic.

Com dois gols, Brandão foi a figura da vitória do Athletic sobre o Bahia de Feira (2 a 0), pela ida das quartas de final da Série D. O time mineiro pode perder por um gol de diferença o jogo de volta, no próximo sábado (2/9), às 17h30, no Mineirão, que garante o acesso à Série C.

Compartilhe
google-news-logo