A Série D do Campeonato Brasileiro não começou da melhor forma para os times mineiros. Ainda vivos na briga pela classificação à segunda fase, todos os quatro representantes de Minas Gerais somam mais derrotas e empates do que vitórias e correm risco de ficar fora da zona de acesso à próxima etapa.
Na atual fase, 64 times foram divididos em oito grupos de acordo com a proximidade geográfica. Todos jogam contra todos, em turno e returno, totalizando 14 rodadas. Os quatro melhores avançam à segunda etapa, disputada no formato de mata-mata, assim como as quartas de final, as semifinais e a final. Por fim, os quatro semifinalistas se garantem na Série C de 2025.
Democrata-SL
O Democrata-SL integra o Grupo F. Em 24 pontos possíveis, conquistou nove. Na quinta posição do Grupo F, a equipe de Sete Lagoas acumula duas vitórias, três empates e três derrotas. Ainda, não sabe o que é vencer desde a terceira rodada.
O próximo desafio pelo torneio está marcado para esta quarta-feira (19/6), diante da Portuguesa-RJ, às 19h30, na Arena do Jacaré.
Paralelo a Série D, o Democrata-SL disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. Ao considerar a competição, a intensa sequência de jogos preocupa. Só neste mês, o time entrou em campo seis vezes. Até julho, disputará 10 partidas – média de 2,5 por semana.
Antes de voltar a competir na Série D, o Democrata-SL enfrenta o Tupi neste sábado (15/6), às 15h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, pela nona rodada do Grupo A do Módulo II.
Ipatinga
Com campanha pior, o Ipatinga também integra o Grupo F. A equipe está na sétima colocação, com seis pontos. São um triunfo, seis empates e quatro tropeços.
A última vitória foi pela quarta rodada – 2 a 0 sobre o Real Noroeste. Desde então, o Ipatinga, rebaixado no Campeonato Mineiro, acumula resultados desanimadores.
O momento ruim, inclusive, contribuiu para que outro clube desencantasse. Nessa quarta-feira (12/6), em casa, o Ipatinga perdeu para o Audax-RJ por 3 a 0. O detalhe é que o clube carioca só havia vencido um jogo no ano.
O time mineiro entra em campo novamente neste domingo (16/6), contra o Nova Iguaçu, às 15h, no Estádio Jânio Moraes, na cidade homônima, pela nona rodada da Série D.
Pouso Alegre
Entre todos os representantes de Minas Gerais, o Pouso Alegre é a mais bem posicionado, apesar de ter desempenho parecido com o do Democrata-SL. No Grupo G, o Pousão aparece em quarto, com nove pontos – duas vitórias, três empates e três derrotas. São as campanhas dos adversários que o colocam em posição superior.
No Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre deixou boas impressões. Não à toa disputou o Troféu Inconfidência, mas perdeu para o Athletic.
Na Série D, a engrenagem ainda não tem rodado da melhor forma, e os resultados questionáveis têm sido frequentes. O Pousão não vence desde a terceira rodada – 4 a 1 sobre o Patrocinense.
Para tentar reencontrar o caminho das vitórias, joga nesta segunda-feira (17/6), contra o Água Santa, às 20h, na Arena Inamar, em Diadema, pela nona rodada do torneio nacional.
Patrocinense
O Patrocinense herdou a vaga do Democrata-GV e entrou na atual edição da Série D. Mas não tem deixado os torcedores empolgados. Entre as quatro equipes de Minas no torneio, é a que tem pior desempenho.
Também no Grupo G, o Patrocinense é o lanterna. Em uma vitória, dois empates e cinco tropeços, conquistou apenas cinco tentos. Ainda pode alcançar a classificação, mas, se mantiver a campanha ruim, o sonho do acesso à Série C ficará restrito ao imaginário.
Na última vez que entrou em campo, sofreu goleada desconcertante do São José-SP. A equipe paulista fez 6 a 0. Curiosamente, não vencia há 15 jogos.
O Patrocinense volta a competir neste sábado (15/6), a partir das 16h, diante da Inter de Limeira, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, pela nona rodada da Série D.
Participações bem sucedidas de times mineiros
Se forem eliminados ainda na primeira fase, interromperão o histórico positivo dos clubes mineiros na competição. Pelo menos dos últimos dois anos.
Em 2023, por exemplo, o Athletic se classificou à Série C. No ano anterior, o Pouso Alegre chegou à decisão e garantiu o acesso à Terceira Divisão.
Em 2011 e 2014, Tupi e Tombense, respectivamente, se sagraram campeões do torneio.