SÉRIE D

Clube mineiro desiste de disputar a Série D de 2024: ‘Seríamos irresponsáveis’

Diretoria do tradicional time de Minas destacou as questões financeiras para justificar a decisão por não jogar a Quarta Divisão do Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O Villa Nova anunciou na noite desta quinta-feira (8/2) que não disputará a Série D de 2024. Por meio de uma nota oficial, a diretoria do clube de Nova Lima afirmou que jogar a competição nacional seria uma atitude irresponsável. A desistência do Leão do Bonfim ocorreu no mesmo dia em que o Democrata-GV também decidiu por não participar.

Fundado em 1908, o Villa Nova é uma das equipes mais tradicionais do futebol mineiro, mas passou por situações complicadas recentemente, como a queda para o Módulo II do Estadual em 2019. A atual diretoria, liderada pelo presidente Bruno Sarti, fez questão de iniciar a nota relatando esses problemas encontrados no primeiro ano da gestão. 

“Assumimos a gestão em 2020, recém-rebaixado ao Módulo II do Campeonato Mineiro, repleto de ações trabalhistas a serem julgadas, todas as receitas bloqueadas, sem nenhum funcionário no quadro de pessoal e com o maior recurso financeiro, que historicamente era repassado, cancelado devido a irresponsabilidade de gestores anteriores que não prestaram contas conforme determina a legislação”, afirmou a gestão do Villa.

Depois dessa crise, o representante de Nova Lima se recuperou, voltou à elite, foi vice-campeão do Troféu Inconfidência de 2023 e garantiu vagas na Copa do Brasil e Série D de 2024. Porém, o Villa não participará da Quarta Divisão do Brasileiro porque seria uma atitude “irresponsável” no âmbito financeiro, como afirmou a diretoria – leia a nota na íntegra no fim da matéria.

“Infelizmente, não viabilizamos os recursos financeiros necessários para honrar com todos os compromissos que a Série D do Brasileiro exige. Por isso, mantendo nossa responsabilidade com a saúde financeira do Clube, declinamos da participação na competição deste ano”

Villa Nova, por meio de uma nota oficial

Além de Democrata-GV e Villa Nova, o Pouso Alegre deve confirmar que não irá participar da Série D nesta sexta-feira (8/2). Apenas o Ipatinga garantiu que disputará a competição.

Nota oficial do Villa Nova sobre a Série D

NOTA OFICIAL – POSICIONAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA SÉRIE D 2024

Somos uma Diretoria composta por torcedores, descemos da arquibancada para resgatar um dos maiores patrimônios de Nova Lima.

Assumimos a gestão em 2020, recém-rebaixado ao Módulo II do Campeonato Mineiro, repleto de ações trabalhistas a serem julgadas, todas as receitas bloqueadas, sem nenhum funcionário no quadro de pessoal e com o maior recurso financeiro, que historicamente era repassado, cancelado devido a irresponsabilidade de gestores anteriores que não prestaram contas conforme determina a legislação.

Nosso compromisso era de resgatar a dignidade do Villa Nova Atlético Clube. De 2020 até hoje, viabilizamos uma parceria de sucesso, conquistamos o acesso à elite do futebol mineiro e o título do Módulo II do Estadual. Zeramos todas as audiências trabalhistas oriundas de um passado sombrio, resgatamos a credibilidade junto ao mercado empresarial e concretizamos diversos patrocínios que permanecem conosco ao longo deste tempo. Fomos vice-campeões do Troféu Inconfidência 2023, garantimos nossa volta ao cenário futebolístico nacional, conquistando as vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D de 2024. Tudo isso com muito trabalho, dedicação e principalmente responsabilidade financeira.

Estamos em nosso último ano à frente da Diretoria Executiva do Villa e poderíamos “jogar para a torcida” e confirmar nossa participação na Série D deste ano e deixar, para a próxima gestão, salários atrasados, dívidas com fornecedores e novas ações judiciais, como assim recebemos em 2020. Mas como torcedores gestores que somos, isto não é o correto a se fazer. Seríamos irresponsáveis!

Fomos novamente ao mercado e agradecemos nossos patrocinadores e parceiros pela acolhida respeitosa que recebemos, mas, infelizmente, não viabilizamos os recursos financeiros necessários para honrar com todos os compromissos que a Série D do Brasileiro exige. Por isso, mantendo nossa responsabilidade com a saúde financeira do Clube, declinamos da participação na competição deste ano.

Fica nosso compromisso de lutarmos novamente para uma boa colocação no Campeonato Mineiro, para novamente conquistarmos as vagas nas competições nacionais do próximo ano.

Nosso cordial abraço, dos torcedores:

Bruno Sarti Almeida – Presidente
Tiago Tito – Vice-Presidente Administrativo
Cláudio Horta – Vice-Presidente Financeiro

Compartilhe