ATLÉTICO

Destaque da Bundesliga cita Atlético e Savinho em visita ao Brasil

Atlético, do ex-companheiro Savinho, foi o primeiro clube brasileiro citado por joia do futebol europeu em entrevista durente visita ao Brasil

Destaque do Red Bull Leipzig e joia do futebol europeu, Xavi Simons visita o Brasil para “turnê” da equipe no país. Perguntado a respeito do seu conhecimento sobre os times brasileiros, o holandês não titubeou e citou o nome de quatro gigantes do futebol nacional. O primeiro deles foi o Atlético, lembrado pelo meia-atacante devido ao seu ex-companheiro Savinho, cria da base do Galo.

“Durante os meus anos de carreira, joguei com muitos jogadores brasileiros. Joguei com Savinho no PSV, ele jogou no Atlético Mineiro. Conheço muitos clubes daqui, Palmeiras, Botafogo, Flamengo…conheço muito desses clubes”

Xavi Simons, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (26/5)

Na sequência, Xavi exaltou o “estilo de jogo” e a “mentalidade” dos brasileiros de “curtir ao estar em campo: “No final, vemos eles sorrindo no campo, isso é pura magia. Isso é diferente em relação aos outros países, eles estão em campo curtindo como se estivessem em sua cidade natal”.

A parceria entre Xavi Simons e Savinho

Xavi Simons e Savinho jogaram juntos por apenas uma temporada – a primeira do cria do Atlético fora do Brasil, em 2022/2023. Mesmo com a barreira da linguagem, tornaram-se amigos e até hoje costumam trocar curtidas e comentários no Instagram.

Xavi era o grande destaque do PSV naquela temporada, com 22 gols marcados e 11 assistências distribuídas. Enquanto isso, Sávio lutava para se adaptar à Europa. Emprestado ao clube pelo Troyes, time francês pertencente ao Grupo City, o atacante brasileiro sofreu com lesões e pouco jogou pelo alvirrubro holandês.

Savinho fez 10 jogos pelo Time B do PSV em 2022/2023, com dois gols e duas assistências, e teve apenas oito oportunidades de entrar em campo pela equipe principal – nenhuma como titular. Em sete delas, Simons também estava jogando – curiosamente, as duas participações em gols do cria do Galo jogando no time principal do PSV foram para Xavi.

Na temporada seguinte, o holandês, cria das categorias de base de Barcelona e deixaria o PSV rumo ao Red Bull Leipzig. No time alemão, é o grande protagonista do ofensivo desde que chegou, com 22 gols e 20 assistências em 76 partidas disputadas. Frequentemente titular na Seleção da Holanda, Xavi é cotado para deixar o clube na próxima janela de transferências e já teve o nome ligado a gigantes europeus como Bayern de Munique, Barcelona, Tottenham, Manchester United e Liverpool.

Savinho também deixaria o PSV na temporada seguinte. Em 2023/2024, ele foi repassago pelo Troyes ao Girona, da Espanha, que também pertence ao Grupo City. Lá, despontou, foi uma das grandes revelações do Campeonato Espanhol e, em 2024/2025, foi contratado pelo poderoso Manchester City, da Inglaterra. No time de Pep Guardiola, anotou dois gols e 10 assistências em 45 jogos na primeira temporada, na qual alternou entre titular e reserva.

Compartilhe